Notícias

PRODUÇÃO AVANÇOU NO BRASIL E MINAS GERAIS EM FEVEREIRO

Escrito por Assessoria de Comunicação | 16/04/2026 14:10:41

        O mês de fevereiro foi marcado pela continuidade na expansão produtiva a nível Brasil e Minas Gerais em comparação com janeiro, conforme demonstrado pelo resultado do IdP. 
       O Indicador de Dinâmica Produtiva (IdP) consiste em uma medida de natureza conjuntural calculado mensalmente pelo Grupo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (GESEc) do Instituto Federal do Sul de Minas (Campus Carmo de Minas), em parceria com o Núcleo de Extensão, Pesquisa e Internacionalização do Grupo UNIS e o GEESUL.
       Para o seu cálculo, o IdP utiliza dados do IBGE, como o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), a Pesquisa Mensal do Comércio Varejista Ampliado (PMC) e a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), todos divulgados com dois meses de defasagem.
       O IdP a nível nacional teve elevação de 0,56% em fevereiro, um pouco abaixo do resultado de janeiro quando atingiu 0,83%. Mais uma vez o principal destaque foi o setor industrial com alta de 0,93%, reforçando a recuperação após as quedas ocorridas no final de 2025. Comércio e serviços cresceram em conjunto 0,53%, ao desagregar esse resultado é possível verificar que os serviços avançaram 0,06% e o comércio varejista ampliado 1,02%. Somente o setor agrícola apresentou diminuição de -0,47%. Segundo o coordenador da pesquisa, professor Pedro Portugal, “apesar da elevação ocorrida, ao comparar a dinâmica produtiva de fevereiro de 2026 com o mesmo mês de 2025, foi possível detectar um recuo de -0,78%, o que pode sinalizar uma desaceleração da economia brasileira neste ano”.
         O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que é tido como uma prévia do PIB nacional, apresentou em fevereiro crescimento de 0,6%, demonstrando mais uma vez uma forte similaridade com o IdP. Ao fazer a comparação com fevereiro de 2025, o IBC-Br indicou uma queda de -0,3%, também exibindo alinhamento com a desaceleração apontada pelo IdP. 
        No estado de Minas Gerais, a dinâmica produtiva em fevereiro novamente apresentou expansão de 0,47%, nível menor que o verificado em janeiro quando atingiu 1,36%. O setor com melhor resultado foi comércio e serviços que cresceu 0,85%, sendo que os serviços mais uma vez recuaram (-0,07%), mas o comércio varejista ampliado teve forte alta de 1,78%. O setor agrícola avançou 0,42%. Já a indústria apresentou queda de -0,26%, confirmando as volatilidades que têm ocorrido neste setor no estado mineiro nos últimos meses.
      “Nossa previsão realizada no relatório anterior apontava para a continuidade da expansão na produção estadual e nacional no mês de fevereiro, o que se confirmou plenamente. No entanto, para março, as nossas projeções indicam a possibilidade de queda na dinâmica produtiva, tendo em vista os impactos e incertezas advindos do conflito no Oriente Médio que se iniciou no dia 28 de fevereiro” afirma o professor Pedro.

 

Acesse a pesquisa completa aqui.