No dia 23 de fevereiro, a Receita Federal e o Grupo Unis fizeram a inauguração do primeiro NAF Aduaneiro do Sul de Minas.
O objetivo do NAF Aduaneiro ou NA
O Delegado da Receita Federal em Varginha, auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro destacou a importância do NAF Aduaneiro para a sociedade. “A criação do primeiro NAF Aduaneiro no sul de MG tem como objetivo auxiliar a população da região. Esse núcleo de atendimento será de suma importância para auxiliar pequenos produtores rurais, entre eles, apicultores, fabricantes de cachaça e de cerveja, e até mesmo artesãos, visando a expansão dos seus negócios. A grande vantagem dessa parceria é que não tem nenhum ônus para a sociedade. Além disso, essa parceria só tem pontos positivos, principalmente para os pequenos produtores que terão o auxílio dos alunos de comércio exterior, sem nenhum custo”.
A parceria para implantação do NAF foi firmada no dia 18 de dezembro, com a ampliação do Acordo de Cooperação do NAF, assinado em 18/10/2017, para atuação a partir de 2021 também no comércio exterior.
Sobre o NAF
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é uma parceria
Promovem uma interação maior entre a RFB, as Instituições de Ensino, os alunos e a sociedade, propiciando, por meio da cooperação mútua, através de um Acordo de Cooperação, a qualificação de futuros profissionais contábeis e de comércio exterior, e a prestação de serviços fiscais aos contribuintes hipossuficientes, com vista ao fortalecimento da imagem de ambos (RFB e IES) perante a sociedade e ao desenvolvimento da moral tributária e cidadania.
NAF Unis Varginha
O NAF do Unis vinculado ao curso de Ciências Contábeis realizou 41.823 atendimentos no ano de 2020, que correspondem a 28,11% dos atendimentos totais realizados no país. O NAF Aduaneiro será vinculado ao curso de Administração com ênfase em Comércio Exterior.