Pesquisadores do Unis publicam estudo sobre Estratégias Organizacionais e Inovação em renomada revista científica
Um estudo sobre Estratégias Organizacionais e Inovação desenvolvido por pesquisadores do Grupo Unis foi publicado na Revista de Administração Contemporânea (RAC) da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), um dos principais periódicos acadêmicos em administração nos debates que envolvem as organizações e a sociedade em temas contemporâneos, com contribuições de alta qualidade.
O estudo intitulado “Ambidestria Dinâmica: Proposta de um Modelo Teórico e Hipotético”, foi desenvolvido por Stefano Barra Gazzola, Felipe Flausino de Oliveira, Rodrigo Franklin Frogeri, Pedro dos Santos Portugal Júnior, Fabrício Pelloso Piurcosky, Julia López de Calle e Victor Sacanato.
De acordo com o estudo, a ambidestria é uma capacidade dinâmica que busca equilibrar iniciativas de exploitation e exploration, palavras usadas para se referirem à busca das organizações por inovações, mas de forma distinta - a relação entre explorar novas oportunidades (exploration) ou explorar certezas antigas (exploitation). O desenvolvimento conjunto dessas iniciativas pode ser alcançado por meio da ambidestria dinâmica.
As discussões teóricas envolvendo a relação entre os conceitos de ambidestria e capacidades dinâmicas (CDs) já foram desenvolvidas na literatura. Entretanto, a forma como as três abordagens ambidestras (estrutural, contextual e sequencial) são baseadas em CDs ainda precisa ser observada pelos pesquisadores.
O objetivo do estudo é propor um modelo teórico hipotético que explique a influência dos variados tipos de ambidestria organizacional no desenvolvimento das CDs e sua relação com o desempenho organizacional. As análises e discussões possibilitaram a apresentação de um modelo teórico hipotético de ambidestria dinâmica que envolve nove construtos e onze hipóteses. “Acreditamos que o nosso estudo contribui teoricamente para o campo das estratégias organizacionais e pode possibilitar estudos alinhados com os conceitos de ambidestria dinâmica e Capacidades Dinâmicas”, conclui o estudo.
De acordo com o Prof. Rodrigo Franklin Frogeri, a publicação de um estudo sobre estratégias organizacionais e inovação na conceituada revista científica RAC demonstra a qualidade dos estudos científicos que vêm sendo desenvolvidos pelo Departamento de Pesquisa do Grupo Unis em conjunto com as gestões administrativas da própria instituição.
“Estamos observando fenômenos e desafios contemporâneos dentro da nossa instituição e levando para discussões no mundo acadêmico, trata-se de uma relação bidirecional. Acredito que essa relação contribui não só para a academia, mas principalmente para os nossos colegas gestores que podem se fundamentar em sólidas comprovações científicas para nortear suas estratégias organizacionais, especialmente no campo da Inovação - um tema emergente e urgente para as organizações”, concluiu o Prof. Rodrigo.
O estudo completo pode ser acessado clicando aqui.