Alunos do curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Sul de Minas realizaram uma palestra para pacientes e usuários do PSF do bairro Bom Pastor, em Varginha, abordando a doença de Alzheimer.
Os alunos abordaram conceitos de patologia, epidemiologia, as alterações da memória e o papel do fisioterapeuta e dos cuidados familiares no acompanhamento do paciente com Alzheimer.
Segundo a Associação brasileira de Alzheimer (ABRAz), a cada quatro segundos uma pessoa é diagnosticada com alguma demência, sendo o mal de Alzheimer o tipo mais frequente. No Brasil, já são mais de um milhão e seiscentas pessoas acometidas, e a previsão é de que o número de casos no mundo aumente para 135,5 milhões até 2050, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ainda não existe uma causa específica para o Alzheimer, mas existem vários fatores que contribuem para seu aparecimento, tanto genéticos como externos. A idade, genética, diabetes, hipertensão, obesidade, tabagismo, sedentarismo, entre outros, são fatores que podem ser relacionados.
O dia 21 de setembro é marcado como o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Alzheimer, data utilizada para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico. Várias organizações no país desenvolvem campanhas e eventos a fim de divulgar mais informações sobre a doença, além de ressaltar a importância do suporte aos familiares de pacientes.