Na sua primeira explanação, Liliane abordou o histórico da inovação e do saneamento, o uso de tecnologias no saneamento, os desafios e objetivos desta utilização. Foi explanado ainda sobre os indicadores de saneamento em níveis nacionais e regionais, demanda hídrica e as tarifas sobre os serviços de saneamento e a percepção do uso de tecnologias no saneamento e sua importância para a qualidade de vida da população, através de pesquisa desenvolvida com os funcionários do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) e com a população usuária dos serviços.
Na segunda mesa-redonda, Liliane falou sobre a sustentabilidade no contexto das vertentes sociais, econômicas e ambientais (Triple Botton Line), saneamento, mapeamento das bacias, contextualização do tema “Cidade que engole rios” e legislação municipal sobre loteamentos. Para finalizar, Liliane destacou as práticas sustentáveis utilizadas pelo DMAE e os reflexos dessas práticas na satisfação dos usuários dos serviços de saneamento, bem como as sugestões de melhorias da população quanto aos serviços prestados.
A egressa enfatizou ainda o quanto o mestrado e sua dissertação contribuíram para que pudesse apresentar com ainda mais propriedade os assuntos abordados.