Mesa Redonda Aborda o Papel Profissional de Cada Profissão no Atendimento à Pessoa Idosa com Alunos do Curso de Enfermagem

No dia 6 de novembro de 2024, alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis) participaram de uma mesa redonda com diversos profissionais que atuam diretamente com a pessoa idosa. O evento foi uma oportunidade para discutir o papel da Enfermagem na equipe interdisciplinar e multidisciplinar que atende essa população.

A mesa redonda marcou o encerramento de um ciclo de debates sobre Gerontologia, com ênfase na importância da atuação integrada dos profissionais de saúde. Sob a mediação da professora Mônica Ferreira, os especialistas compartilharam suas experiências sobre a escolha da área de atuação com idosos, o papel de cada profissional e a dinâmica do trabalho em equipe.

Estiveram presentes os seguintes profissionais:

  • Dr. Edivaldo Lima (Médico Geriatra)
  • Karem Rabello (Farmacêutica)
  • Robert Dias (Fisioterapeuta)
  • Jaqueline Campos (Nutricionista)
  • Bárbara Ciacci (Assistente Social)

Além deles, Marta Mitidiere, aluna do Projeto Unis Sênior e cuidadora informal, participou da mesa redonda. Marta cuidou de sua mãe até os 104 anos e compartilhou suas experiências como cuidadora, destacando as dificuldades enfrentadas e a importância do trabalho em equipe. Ela enfatizou como as orientações dos profissionais de saúde, quando bem coordenadas, podem fazer a diferença no cuidado ao idoso, tanto para o paciente quanto para a família.

Ao final da discussão, a aluna Talia Guimarães, do curso de Enfermagem, refletiu sobre a importância do aprendizado e da prática na formação de futuros profissionais, ressaltando que, como futuros profissionais, os estudantes precisam estar preparados para entender as especificidades de cada idoso, uma vez que cada um tem suas próprias necessidades. Talia expressou também a satisfação de estar se formando em uma área tão essencial na Gerontologia.