No dia 7 de junho, os alunos do primeiro período do curso de Medicina Veterinária participaram de uma atividade prática inovadora conduzida pelo professor Jeferson Bertoldo, responsável pela disciplina de Anatomofisiologia do Sistema Esquelético e Muscular.
Realizada em campo, a atividade consistiu na pintura dos ossos diretamente sobre o corpo do animal, permitindo que os estudantes identificassem e representassem as estruturas ósseas em sua posição anatômica real.
“A atividade de pintura dos ossos, in situ, proporcionou aos alunos uma experiência prática de grande relevância para a compreensão da anatomia. Ao identificar e representar as estruturas ósseas diretamente sobre o animal, os estudantes visualizaram a disposição do esqueleto em sua posição anatômica, compreendendo de forma mais clara as relações entre os ossos, os músculos e demais tecidos adjacentes. Essa abordagem favorece o desenvolvimento da percepção tridimensional, da orientação topográfica e da compreensão funcional do sistema esquelético e muscular, estabelecendo bases sólidas para o aprendizado futuro em áreas como a biomecânica, semiologia, cirurgia e clínica”, disse o professor Jeferson Bertoldo.
A atividade contribuiu para o desenvolvimento da percepção espacial e da compreensão funcional do organismo animal, aproximando os estudantes dos conhecimentos que serão fundamentais ao longo da formação acadêmica e da futura atuação profissional.
“Mais do que uma atividade no laboratório de morfologia e fisiologia animal, a proposta estimulou os alunos a expandirem sua forma de pensar e aprender, integrando ciência e arte em um mesmo processo educativo. A utilização da pintura como ferramenta didática promoveu maior participação, criatividade, observação e raciocínio espacial, tornando o aprendizado mais significativo e duradouro. Ao desafiar os estudantes a construírem o conhecimento de maneira ativa e interdisciplinar, a atividade reforçou a importância de uma formação acadêmica que valoriza a inovação, o pensamento crítico e a capacidade de estabelecer conexões além dos métodos tradicionais de ensino, competências essenciais para a formação de médicos-veterinários mais completos e preparados para os desafios da profissão. Orgulho tenho em ser docente e contribuir com a formação dos alunos, porque eles são os protagonistas!”, concluiu o professor Jeferson.