“Estratégia Planejada” é um livro sobre Administração Estratégica. Apresenta uma nova abordagem sobre o planejamento, já que a estratégia é dividida em duas partes: a empresarial e a competitiva. A empresarial decide em que negócios uma organização deve atuar; a competitiva escolhe a maneira ideal para competir nesses negócios. Por sua vez, a estratégia competitiva é apresentada e analisada sob duas perspectivas: a estratégia de posicionamento e a estrutural. A de posicionamento tem a função de criar vantagem competitiva; a estrutural deve ser a base dessa vantagem. A primeira tem o objetivo de gerar volume de vendas e faturamento; a segunda busca o alinhamento e a sincronia interna para produzir lucro.
A obra é uma viagem pelo mundo da estratégia e é destinada a executivos, professores e estudantes interessados em adquirir uma visão sistêmica sobre o assunto, que exige amplitude na análise, pensamento relacional e interdisciplinar e capacidade para estabelecer conexões.
O livro é dividido em cinco grandes partes e seus capítulos. Na primeira, o objetivo é apresentar a base para o Pensamento Estratégico. Na segunda, a proposta é discutir a estratégia empresarial, a de posicionamento e a estrutural. Há aqui uma associação com os quatro grandes departamentos de uma organização: marketing, produção, recursos humanos e finanças. Foi chamada de Planejamento Estratégico. A terceira parte analisa as questões relacionadas ao Diagnóstico Estratégico, fundamental para se realizar planejamentos coerentes e viáveis. Na quarta, intitulada de Opções Estratégicas, pretende-se utilizar teorias de autores consagrados para validar a proposta de uma nova abordagem estratégica. Por fim, a quinta parte coloca a Estratégia em Perspectiva, avaliando temas como liderança, gestão da mudança, controle estratégico e cultura organizacional. Os capítulos finais discutem questões para se alcançar desempenhos superiores e propõem princípios para uma estratégia vencedora.
Além de poder ser adquirido com o próprio autor, o livro será comercializado na versão impressa através do site da Editora Viseu e pela rede de lojas online parceiras: Amazon, Americanas, Magazine Luiza, Shoptime e Submarino. Em formato e-book, a obra pode ser adquirida nos seguintes locais: Amazon, Apple, Barnes & Noble, Google, Kobo, Livraria Cultura e Wook.
Lúcio Caldeira é professor doutor, palestrante, consultor e escritor, atuando nas áreas de Marketing e Gestão Estratégica. É autor dos livros: “Estratégia Planejada”, “A Guerra do Café”, “Revoluções no Café” e “Batalhas do Futebol”. Dentre outras atividades, atua como professor do Unis desde 2001. É formado em Administração, especialista em Finanças, Marketing e Gestão de Pessoas, Mestre em Estratégia e Doutor em Administração, com ênfase em Marketing.