Imunização chega às escolas com apoio de alunos de Enfermagem do Grupo Unis
A Prefeitura Municipal de Varginha, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma ação especial de imunização dentro da Escola Estadual São Sebastião, com o objetivo de atualizar o esquema vacinal dos alunos que estavam com doses em atraso. A iniciativa contou com a participação de estagiários do 9º e 10º períodos do curso de Enfermagem do Grupo Unis, que contribuíram diretamente no processo, vivenciando a prática e ampliando seus conhecimentos ao lado da equipe profissional.
Segundo Tânia Mara Cândido de Carvalho, orientadora de estágio supervisionado dos alunos de Enfermagem do Grupo Unis, a atividade foi realizada em parceria com a Policlínica do Santana, responsável pela imunização na Escola Estadual São Sebastião.
“Junto à equipe da enfermeira Aldenice, a nossa ação foi analisar os cartões de vacina, identificar atrasos e encaminhar para atualização, com a aplicação sendo realizada mediante a autorização dos pais. A participação dos estagiários na vivência de imunização escolar possibilitou o desenvolvimento de competências técnicas, éticas e comunicativas, além de favorecer a integração ensino-serviço e a promoção da saúde junto à comunidade escolar”, destacou a professora.
Para a coordenadora de imunização de Varginha, Luana Teixeira, iniciativas como essa são essenciais para enfrentar os desafios da baixa cobertura vacinal:
“A baixa nas coberturas vacinais é um desafio sério na saúde pública atual. Fatores como a desinformação e a hesitação vacinal têm contribuído para este cenário. Diante disso, é fundamental buscar estratégias que conscientizem a população sobre a importância da imunização e facilitem o acesso aos imunizantes. A parceria com a educação é a chave para alcançar crianças e adolescentes de forma eficaz. As escolas se tornam as parceiras ideais para disseminar informações e realizar a vacinação em um ambiente familiar e acessível. Nosso município já colhe os frutos dessa iniciativa. No primeiro semestre, vacinamos com sucesso todas as escolas e CEMEIs municipais. Agora, no segundo semestre, estamos expandindo o projeto para incluir as escolas estaduais e particulares, reforçando o nosso compromisso com a saúde de toda a comunidade escolar.”
A experiência também foi valiosa para os estudantes, como conta Fernanda Brandão, acadêmica de Enfermagem do Grupo Unis:
“Para nós, alunas de enfermagem, foi uma excelente oportunidade. Além de aprender com a equipe sobre esquema vacinal, conservação e transporte de imunobiológicos e registro correto, ainda pudemos exercer esta ação de educação em saúde, reforçando a importância da prevenção de doenças graves”.
A ação evidencia a importância da integração entre saúde e educação, além de reforçar o papel da formação prática no desenvolvimento dos futuros profissionais de enfermagem.
Saiba mais informações na matéria realizada pela EPTV/G1: clique aqui