Skip to content

Estudo conjunto entre professor do Grupo Unis e pesquisadores da Rússia, Romênia e Bélgica é aprovado em revista científica

Um estudo realizado de forma colaborativa pelos professores e pesquisadores Rodrigo Frogeri (Grupo Unis), Viktor Ivanovich Panov (Rússia), Eduard Patrakov (Rússia), Ludmila Baturina (Bélgica) e Claudiu Coman (Romênia), foi aprovado para publicação na revista científica russa Perspectiva da Ciência e Educação (Perspektivy Nauki i Obrazovania).

Apoiada pela Fundação Russa para Pesquisa Básica sob o Projeto Científico No. 19-29-14067, a pesquisa intitulada “Representações sociais dos riscos na interação com a Internet: aspecto transcultural (Rússia, Brasil, Romênia)”, busca verificar empiricamente a suposição sobre a dependência das percepções de risco do contexto sociocultural.

Através de questionários coletados em diferentes universidades em três países durante visitas acadêmicas e científicas, os dados obtidos mostraram que as percepções de riscos dependem da percepção geral dos riscos na cultura de um determinado país, da legislação no campo da segurança da Internet, assim como da duração e da experiência de interação nas redes sociais da Internet.

De acordo com os autores, os dados obtidos permitem dizer que as percepções sociais dos riscos são influenciadas pelas peculiaridades socioculturais e legislativas: a parte empírica do estudo mostrou uma clara diferença entre o “núcleo” e a “periferia”, tanto na dimensão transcultural como dentro das amostras do país.

O estudo foi publicado na língua russa, e pode ser acessado clicando aqui.