Na última quinta-feira (23/06), os estudantes das turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Nova Geração, visitaram o Museu Regional do Sul de Minas e o Museu Vital Brazil, na cidade de Campanha (MG).
Acompanhados pelos professores Amanda Pantaleão (Ciências), Ana Lúcia Freitas (Geografia) e Gustavo Marçal (História), os estudantes tiveram a oportunidade de ter uma aula com metodologia diferenciada, com pesquisa de campo, observação, além de conhecer o acervo de ambos os museus, cada qual com sua temática e abordagem acerca da história, regionalização e cultura do Sul de Minas e, também, sobre a biografia do ilustre médico sanitarista Vital Brazil Mineiro da Campanha (nome de batismo), descobridor do soro antiofídico.
As temáticas são conteúdos trabalhados pelos professores das disciplinas em suas aulas com as turmas, sendo a viagem pedagógica um enriquecimento de ensino-aprendizagem.
Com Exposição Permanente, Sala de História Natural e Sala de Reserva Técnica, a instalação do Museu Regional aconteceu em 29 de setembro de 1937, em um prédio colonial próprio da Diocese, na rua João Luiz Alves. Daí foi transferido, pouco tempo depois, para o prédio construído no próprio terreno, na mesma rua, na esquina. Foi o Museu dotado, desde o início, de três seções: Historia Universal, Historia Regional e do Brasil, além de peças de geografia humana, sociologia e religião com um acervo numeroso, que determinou uma sala especial. Hoje, todo o acervo foi incorporado ao Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e as peças foram restauradas por especialistas. As novas instalações estão no antigo prédio do Ginásio São João, um prédio todo construído em pedra, como pode-se verificar através de uma parede deixada à mostra. Em 1868, em visita à cidade, hospedaram-se a Princesa Isabel e seu esposo, Conde D’eu.
O Museu Vital Brazil está localizado na casa onde nasceu o cientista Vital Brazil, em Campanha, cidade localizada ao sul de Minas Gerais. É uma casa colonial, hoje tombada pelo decreto municipal n° 1411, de 12 de abril de 1985. Desde sua fundação, o Museu tem como objetivo preservar a memória de Vital Brazil, atuar como polo de difusão cultural por meio da valorização do resgate histórico e social da cidade de Campanha e tornar-se polo incentivador da Educação Ambiental, especialmente em temas relacionados à obra de Vital Brazil.