Estudantes de Psicologia participam de mesa redonda sobre masculinidade tóxica após assistirem documentário “O Silêncio dos Homens”
No dia 25 de abril, alunos e alunas do curso de Psicologia do Unis participaram de uma mesa redonda sobre masculinidade tóxica. O evento, que aconteceu na Cidade Universitária, contou com a exibição do documentário “O Silêncio dos Homens”, seguida de uma conversa entre estudantes e os professores Ariovaldo Francisco da Silva, Anivaldo Sérgio Miguel, Antônio José Figueiredo Oliveira e Ernani de Souza Guimarães Júnior.
A mesa redonda foi organizada pelo curso de Psicologia com o objetivo de trazer reflexões sobre a masculinidade tóxica e seus impactos na vida dos homens e da sociedade em geral. O documentário exibido, que aborda o tema de forma profunda e sincera, foi uma excelente forma de iniciar a conversa e trazer à tona questões importantes.
Durante a conversa, os participantes puderam compartilhar suas próprias experiências e reflexões sobre o assunto, debatendo os diversos aspectos da masculinidade tóxica e suas consequências, como a violência, a repressão emocional e a perpetuação de estereótipos de gênero.
“É uma oportunidade para refletirmos sobre posicionamentos e comportamentos associados ao gênero masculino e suas fragilidades. Também faz questionar sobre a forma como socialmente somos condicionados, mas, ao mesmo tempo, desperta para a capacidade que cada pessoa tem de construir sua história, mesmo com todas as dificuldades e paradigmas que tenha que superar. Foi um momento de reflexão para os e as participantes e essa reflexão é oportunidade de aprendizado e mudança de comportamento.”, comentou o coordenador do curso, Prof. Ernani de Souza Guimarães Júnior.
O momento contou com a participação de estudantes de vários períodos e membros da comunidade acadêmica, que enriqueceram a conversa com suas perspectivas e experiências.