O evento COIL proporcionou uma plataforma para que os alunos aprofundassem seus conhecimentos sobre a temática da saúde mental e saúde pública, vital no contexto atual. Durante as duas semanas, os participantes não apenas assistiram a exposições dos professores, mas também se engajaram ativamente na produção de conteúdo colaborativo. Divididos em grupos mistos, os estudantes desenvolveram projetos, análises e materiais informativos, aplicando as diferentes perspectivas culturais e acadêmicas de seus respectivos países aos desafios globais da saúde.
Mais do que uma experiência de aprendizado acadêmico, o COIL se destacou como um poderoso vetor de interação e conexão intercultural. A necessidade de trabalhar em conjunto, superando barreiras geográficas e linguísticas, permitiu que os estudantes das três universidades trocassem experiências, estabelecessem redes de contato e desenvolvessem uma compreensão mais ampla e empática das realidades de saúde em outras nações.
"A interação entre os alunos foi o grande diferencial. Eles não só tiveram a oportunidade de desenvolver conhecimento sobre saúde mental, mas também tiveram a oportunidade de estabelecer contatos com estudantes de outras culturas e língua. Isso, que a princípio poderia ser um impedimento, tornou-se um agradável desafio", afirmou o prof. Ernani Guimarães Júnior, coordenador do curso de psicologia do Unis-MG Varginha e participante do COIL.
Destaca-se que o sucesso do evento reforça o potencial do modelo COIL como uma ferramenta eficaz para a internacionalização do currículo e o enriquecimento da formação universitária, preparando futuros profissionais com uma mentalidade global e habilidades essenciais para o mercado de trabalho do século XXI.