Notícias

Equipe do Grupo Unis fortalece parcerias durante visita ao Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa

Escrito por gustavosilva | 31/07/2018 17:49:27

No mês de julho membros do Centro de Empreendedorismo, Pesquisa e Inovação (CEPI) do Grupo Unis estiveram no município de Viçosa, a fim de visitarem o Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev).

O CenTev é um órgão vinculado à Universidade Federal de Viçosa (UFV) e tem a missão de promover a interação entre a academia, o setor público, as empresas privadas e a sociedade, criando caminhos para o desenvolvimento de Viçosa e região. A equipe do CEPI teve a oportunidade de conhecer a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT) e o Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ).

A IEBT é responsável por coordenar ações empreendedoras, oferecer orientação, apoio gerencial e consultorias especializadas às empresas tecnologicamente inovadoras, bem como incentivar a transferência de tecnologia entre a UFV e os novos negócios vinculados.

O tecnoPARQ é uma das unidades do CenTev. Inaugurado em 15 de abril de 2011, foi o primeiro parque tecnológico de Minas Gerais a entrar em operação. Com uma área total de 214 hectares, possui 174 hectares de preservação ambiental e 40 hectares destinados à urbanização e ocupação por empresas de base tecnológica e Centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P, D&I).

Além das visitas, a equipe do CEPI teve a oportunidade de apresentar o ecossistema empreendedor de Varginha, além das propostas de fomento ao cenário das inovações no município de Cataguases, com apoio do Diretor das Faculdades Integradas de Cataguases (FIC), Prof. Valmir Gonçalves.

Em dois dias de reuniões, conhecemos as empresas incubadas em Viçosa, e os programas para inovação existentes na região. A equipe do CenTev/UFV já esteve em Varginha participando do IV Congresso Internacional do Grupo Unis e do lançamento do Concurso Inova Unis. A partir do segundo semestre de 2018, novas ações serão traçadas a partir dessa parceria firmada entre as Instituições”, comentou a Profa. Lívia Ciacci do CEPI.