Enfermagem traz discussão sobre a Importância da Captação de Órgãos na Área da Saúde
Nos últimos anos, a doação e captação de órgãos têm sido amplamente debatidas como um ato de solidariedade essencial para salvar vidas e proporcionar melhor qualidade de vida a muitos pacientes. No contexto hospitalar, a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOT) do HRSM desempenha um papel fundamental na organização e condução desse processo.
A professora Ana Letícia Carnevalli Motta, convidou os membros da CIHDOTT - MG, representada por Estefânia Biascatelli e Sara Iane, para compartilhar com os alunos a visão sobre a importância do protocolo de captação de órgãos.
"O Brasil é referência mundial na área de transplantes, mas ainda é preciso conscientizar a população sobre a importância de doar órgãos e tecidos. Nós, enquanto profissionais da área da saúde, temos o dever de esclarecer a população sobre essa atitude fraterna, bem como informar sobre os meios a confecção da carteira do doador para os indivíduos que desejarem", disse.
O protocolo de captação de órgãos é uma etapa essencial no processo de transplante, garantindo que os procedimentos sejam realizados de forma ética, segura e eficiente. Esse tema tem sido abordado na disciplina de Ciências do Ambiente e o Trabalho em Saúde, com os alunos da turma do 1º e 2º períodos do curso de Enfermagem, reforçando a necessidade de compreensão sobre as diretrizes e responsabilidades dos profissionais da saúde nesse contexto.
Com a crescente necessidade de transplantes, a conscientização sobre a doação de órgãos se torna indispensável. A expectativa é que, por meio do conhecimento e da educação, mais profissionais estejam preparados para atuar nessa área com competência e empatia. Acompanhe as próximas atualizações para mais informações sobre esse e outros temas relevantes na saúde.