Enfermagem conscientiza sobre o uso do cigarro eletrônico e seus impactos na saúde

O uso de cigarros eletrônicos entre jovens tem se tornado cada vez mais comum, mas muitos desconhecem os riscos à saúde envolvidos. Para alertar sobre os perigos dessa prática, alunos do 1º e 2º períodos do curso de Enfermagem do Grupo Unis promoveram, no dia 13/11, na Cidade Universitária, uma discussão educativa sobre o tema, sob a orientação da professora Adriana Pineli, responsável pela disciplina Projeto Integrador Extensionista II.

Segundo Janaína Marques, coordenadora do curso de Enfermagem do Grupo Unis, a iniciativa é essencial para esclarecer os efeitos nocivos do cigarro eletrônico e reforçar a importância de adotar hábitos de vida saudáveis. “É fundamental conscientizar os jovens sobre os riscos à saúde relacionados ao uso desses dispositivos, que são frequentemente vistos como uma alternativa segura, mas que apresentam sérios prejuízos à saúde”, destacou Janaína.

A palestra foi ministrada pelo ex-aluno de Biomedicina do Grupo Unis, João Marcos Oliveira da Silva, que é doutorando e mestre em Biociências Aplicadas à Saúde pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e especialista em Citologia Clínica.