Docente e egressa do Grupo Unis publicam capítulo sobre inclusão e comunicação para pessoas com TEA
O compromisso do Grupo Unis com a produção científica e a promoção de uma educação inclusiva ganhou mais um destaque acadêmico. A egressa do curso de Pedagogia, Jaqueline de Fátima Borota, e a professora Dra. Terezinha Richartz, docente do Centro Universitário do Sul de Minas, tiveram um capítulo publicado no livro “Tempo de Escrita VIII: cultura, literatura e sociedade”.
O texto, intitulado “Inclusão em foco: relato de experiência com metodologia de comunicação para pessoas não verbais com Transtorno do Espectro Autista”, apresenta práticas de mediação pedagógica que favorecem o desenvolvimento da comunicação em indivíduos não verbais. A obra reúne pesquisas e reflexões de diferentes áreas, fortalecendo o diálogo entre literatura, cultura e sociedade.
A publicação amplia a visibilidade de um tema de grande relevância para o campo educacional: a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No capítulo, as autoras compartilham vivências e experiências metodológicas que demonstram como recursos de comunicação alternativa podem impactar positivamente a interação social e a autonomia desses alunos.
Esse esforço se conecta também a outros estudos já desenvolvidos pelas pesquisadoras, como o trabalho apresentado no IX Simpósio de Gestão, Educação, Tecnologia e Inovação (SIMGETI) e na XXII Jornada Científica do Grupo Unis, em 2023, no qual relataram resultados da aplicação do método Picture Exchange Communication System (PECS) no processo de comunicação de crianças com TEA.
Ao reunir teoria, prática e experiência docente, as autoras contribuem para ampliar o debate sobre inclusão escolar e mostram como a pesquisa científica realizada no Grupo Unis tem impacto direto na vida de estudantes, famílias e profissionais da educação.