Cursos de Fisioterapia e tecnologia se unem para desenvolverem projetos voltados à reabilitação virtual

Os cursos de Fisioterapia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Centro Universitário do Sul de Minas, se reuniram para desenvolverem um Projeto Interdisciplinar de Curso, com a temática de Reabilitação Virtual.

A proposta consistiu em os alunos dos cursos de tecnologia pensarem em possibilidades de desenvolvimento de produtos e protótipos que atendam necessidades reais de pacientes apontados pelos estudantes de Fisioterapia, após análises de anatomia, fisiologia, patologias, deficiências e incapacidades, trabalhando assim com as tecnologias assistivas.

No dia 12 de junho os cursos promoveram na Cidade Universitária o 1º Hackaton ReabTech 19, onde foram apresentadas as propostas desenvolvidas pelos grupos, atendendo diversas áreas da saúde como neurologia, geriatria, neurologia infantil, dentre outras. No segundo semestre os grupos voltam a se reunir para trabalharem na prototipação dos projetos.

O desafio de atrelar os cursos de graduação é grande, mas a oportunidade dos alunos de aproximar e ver a importância de cada um dentro do contexto de assistir o paciente através do olhar da saúde, e a exatidão da confecção de aparelhos dentro da vertente da inovação, é o grande diferencial para nossos alunos do Unis”, apontaram os coordenadores dos cursos, Profa. Mônica Ferreira (Fisioterapia), Prof. Wariston Pereira (cursos de tecnologia presenciais) e Prof. Alberane Lúcio (cursos de tecnologia a distância).