Curso de Medicina do Grupo Unis realiza ação inédita de saúde na APAC de Varginha
Alunos do primeiro período realizaram cerca de 50 testes rápidos de ISTs em uma iniciativa histórica que uniu prática acadêmica, cidadania e reintegração social.
.jpeg?width=941&height=551&name=WhatsApp%20Image%202026-06-24%20at%2013.48.25%20(1).jpeg)
O compromisso com a formação de médicos profundamente conectados com a realidade social levou o curso de Medicina do Grupo Unis a um marco histórico em Varginha. Alunos do primeiro período da instituição de Medicina, realizaram uma ação de saúde inédita no Centro de Reintegração Social da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, a APAC Varginha. O evento, ocorrido no dia 24 de junho, marcou a primeira vez que uma atividade universitária foi desenvolvida dentro das instalações da unidade prisional.
A iniciativa aconteceu no período da manhã, das 8h às 12h, e teve como foco principal a promoção da saúde e da prevenção por meio da realização de cerca de 50 testes rápidos para o diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmitidas, as ISTs, incluindo sífilis, HIV e hepatites B e C. Sob o direcionamento técnico da professora Karen Rabello, os acadêmicos puderam vivenciar a aplicação prática dos conceitos de acolhimento e triagem, prestando assistência direta aos recuperandos da associação. A comitiva do Unis também foi integrada por Antônio Carlos, amplamente conhecido como Toninho do setor de eventos do Unis, e pelo coordenador adjunto do curso de Medicina, Thiago Franco Nasser.
Além dos procedimentos de saúde, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer todo o sistema prisional adotado pela instituição, percorrendo inclusive as novas unidades que estão em fase de ampliação. A imersão permitiu a troca de experiências pautada pelo respeito mútuo e pelo entendimento do papel da medicina na transformação social e na garantia da dignidade humana.

De acordo com o Reitor do Grupo Unis, Felipe Flausino, o impacto das ações promovidas pela instituição demonstra como o curso de medicina se tornou parte fundamental da saúde do município. "A consolidação do curso de Medicina do Grupo Unis representa uma das maiores conquistas históricas para Varginha e para todo o Sul de Minas, sendo hoje indispensável para a nossa sociedade. Nossa atuação contínua, profunda e diária nas comunidades locais prova que a saúde pública e o desenvolvimento regional já são indissociáveis da presença ativa do nosso curso de Medicina. Levar nossos acadêmicos para uma ação inédita e de tamanha relevância social na APAC reafirma que a Medicina do Unis não é um patrimônio do Grupo Unis, mas da nossa região, gerando impactos práticos, permanentes e vitais dos quais a nossa sociedade já pode usufruir e não pode mais abrir mão", destacou o Reitor.
O impacto positivo da parceria foi amplamente celebrado pelas lideranças do comitê diretivo da APAC Varginha. Para o Diretor da unidade, Anderson Ferreira, a cooperação com a universidade fortalece os princípios da reintegração. "Agradecemos a grande ação que representa uma iniciativa de promoção da saúde, da cidadania e da dignidade humana, viabilizando o acesso das pessoas privadas de liberdade a ações de assistência, prevenção e educação. Esta cooperação entre o Unis e a APAC fortalece os princípios da reintegração social", destacou o Diretor.
O Presidente da APAC, Cleber Origenes Braga, também expressou seu reconhecimento pela excelência técnica demonstrada pelos acadêmicos. "Expresso nossos mais sinceros agradecimentos pela visita e pela colaboração excepcional. A participação dos alunos de medicina foi de extrema importância, e os conhecimentos demonstrados durante a prática agregaram um valor inestimável às nossas atividades, reforçando o compromisso conjunto com a excelência na formação médica e na saúde dos recuperandos", pontuou o Presidente.
Ratificando o valor humanitário da agenda, o Diretor Jurídico da APAC Varginha, João Rafael Reis, avaliou a visita como um momento de profunda reflexão. "A honrosa visita dos acadêmicos representou um momento de aprendizado e exercício concreto de cidadania, em uma rica troca de experiências marcada pela empatia, pelo respeito à dignidade humana e pelo compromisso com a transformação social. Esperamos que esta aproximação frutifique em novas e valorosas contribuições", concluiu o Diretor Jurídico.
O Grupo Unis reafirma o perfil de sua graduação em Medicina, consolidando o maior ecossistema educacional de saúde da região, a educação ultrapassa os muros acadêmicos para gerar saúde, esperança e desenvolvimento na comunidade sul-mineira.
