Curso de Letras comemora o centenário do nascimento do escritor Murilo Rubião
O mês de junho marca as comemorações do nascimento do primeiro contista do gênero fantástico em nossa literatura, Murilo Rubião. Em 2017 essa celebração tem um gosto especial, por se tratar do centenário do nascimento do escritor. Aproveitando a data, o curso de Letras do Centro Universitário do Sul de Minas, organizou um encontro entre artistas, acadêmicos e a família do escritor.
De acordo com a Coordenadora do curso, Profa. Ma. Carina Adriele, o encontro permitiu uma conversa sobre o escritor, sua obra e sobre as atividades comemorativas do centenário de seu nascimento. “O evento foi importante para valorizar escritores do Sul de Minas, falar sobre os clubes de leituras e atividades culturais, além de disseminar a obra do escritor sul mineiro Murilo Rubião”, comentou.
O evento foi realizado no dia 25 de junho, na Biblioteca do Campus I.
Sobre o escritor
Nasceu em Silvestre Ferraz, hoje Carmo de Minas (MG), em 1917, e foi criado em Belo Horizonte. Formado em direito, foi funcionário público, chefe de gabinete de Juscelino Kubitschek no governo de Minas Gerais e, durante cinco anos, chefe do escritório de Propaganda e Expansão Comercial do Brasil em Madri, onde foi também adido à embaixada brasileira. Como jornalista, criou em 1966 o Suplemento Literário do diário oficial Minas Gerais. Como escritor, dedicou-se exclusivamente ao conto. Perfeccionista, deixou apenas 33 histórias, que reescreveu interminavelmente, muitas delas traduzidas na Europa e nos Estados Unidos. Em vida, publicou os livros O ex-mágico (1947), A estrela vermelha (1953), Os dragões e outros contos (1965), O pirotécnico Zacarias (1974), O convidado (1974), A Casa do Girassol Vermelho (1978) e O homem do boné cinzento (1990). Morreu em Belo Horizonte, em 1991.