No dia 03 de setembro, os universitários realizaram uma manhã de lazer na Escola Municipal Emílio Justiniano de Rezende Silva, junto à comunidade do campo, pais e responsáveis, conduzindo atividades recreativas, jogos e brincadeiras que envolvem a iniciação à modalidade do Atletismo, como saltos, corridas e lançamentos, com crianças de 05 a 12 anos.
“Essa atividade tem o objetivo de promover experiências com forte aspecto lúdico, que estimulem as atividades físicas e artísticas, e o desenvolvimento psicomotor e social. Além disso, permite aos universitários a prática de incorporar atividades de recreação através de oficinas de atletismo; oferecer oficinas de conscientização à saúde e bem-estar físico para os pais e responsáveis; e contribuir positivamente para o desenvolvimento integral de toda comunidade escolar”, comentou a Profa. Erondina Leal Barbosa.
E no dia 10 de setembro, foi a vez da Escola Municipal Paulo Candido de Figueiredo receber uma manhã de lazer conduzida pelos alunos do 6º e 8º períodos de Educação Física. Os universitários promoveram atividades recreativas, jogos e brincadeiras que envolvem o desenvolvimento psicomotor em geral por meio de um circuito, com crianças de 05 a 12 anos.
O Programa Oportunidades tem o objetivo de possibilitar o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes da zona rural e urbana de Varginha, motivando-os a atuarem como agentes transformadores e vivificadores nas comunidades em que estão inseridos, através de ações educativas complementares à educação formal, capazes de contribuir para o desenvolvimento individual de cada aluno envolvido, garantindo aprendizagens necessárias à vida, ao trabalho, à participação e à cidadania plena.
O Programa criado em 2002 já atendeu cerca de 5 mil crianças e adolescentes na faixa etária entre 05 e 16 anos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Esporte.
Nesses 20 anos de existência o Programa conta com o apoio financeiro do Instituto EPTV e apoio do Grupo Unis, principalmente no oferecimento de bolsas para os universitários das mais diversas áreas que a cada ano letivo são selecionados para trabalhar no programa. Neste período, mais 100 estudantes universitários foram beneficiados.