Curso de Direito Do Centro Universitário do Sul de Minas, em Varginha, realizou um "Debate Jurídico"
Na sexta-feira (8/11), o Curso de Direito Do Centro Universitário do Sul de Minas, em Varginha, realizou um "Debate Jurídico", uma atividade da disciplina de Jurisdição e Processo, sob a condução do professor Carlos Roberto Faustino.
Nesta ocasião, estudantes do 1º e 2º períodos foram organizados em quatro grupos para debater dois temas de extrema importância. No primeiro debate, um grupo defendeu os Métodos Alternativos para Resolução de Disputas, enquanto o outro argumentou a favor da jurisdição tradicional como meio mais eficaz para resolver conflitos. No segundo debate, um grupo destacou a maior relevância do Direito Material, enquanto o outro enfatizou o papel crucial do Direito Processual para os operadores do direito.
Cada grupo defendeu o seu tema, utilizando habilidades de argumentação, conhecimento técnico e persuasão para expor suas ideias a um painel de três advogados convidados, os doutores Juliano Matias, Thomas Augusto e Philipe Mansur, que desempenharam o papel de avaliadores, conferindo notas aos grupos e determinando os vencedores de cada debate.
Ao final das apresentações, os advogados forneceram feedback valioso aos estudantes, destacando a importância e o sucesso da atividade ao promover um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.
“A atividade foi uma excelente oportunidade para os estudantes aprimorarem suas habilidades de argumentação e desenvolvimento crítico. Neste contexto, o empenho demonstrado por todos os participantes é digno de nota e reflete o comprometimento que buscamos incutir no ensino jurídico. O debate é fundamental para que os futuros juristas contemplem diferentes perspectivas e desenvolvam competências essenciais para atuar de forma eficaz na contemporaneidade. Estou muito satisfeito com os resultados e com a participação ativa de todos os alunos”, disse o professor da disciplina de Jurisdição e Processo, Carlos Roberto Faustino.