Entre os meses de outubro e novembro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) organizou o Seminário de Meio-Termo, em Brasília.
Os seminários de meio-termo acontecem no terceiro ano de cada ciclo da avaliação, abrindo um espaço de planejamento na condução dos processos avaliativos. Também cria oportunidades para compartilhamento de experiências e análise do desempenho dos PPG nos dois primeiros anos do quadriênio.
“Foi um momento de integração entre as coordenações dos programas da área, com muito aprendizado e conhecimento das assimetrias regionais que existem no país em relação à pós-graduação. O Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional ocupa uma posição relevante para a região, pois os resultados advindos das pesquisas desenvolvidas no programa estão contribuindo para o desenvolvimento da sociedade”, explicou a Profa. Gladis.
Após o encontro, relatórios são elaborados pelas coordenações de área de avaliação e divulgados nas páginas de cada área, no site da CAPES. Os documentos fornecem uma visão geral do desempenho dos PPG nos dois primeiros anos do ciclo avaliativo. Além das atividades desenvolvidas durante o seminário, cada relatório descreve o panorama da área a partir de análises de dados, diretrizes para a ficha de avaliação, orientações e recomendações aos programas de pós-graduação.