No dia 22 de junho a Coordenadora do curso de Letras na modalidade a distância do Grupo Unis, Profa. Carina Adriele defendeu sua tese de doutorado em Ciências da Linguagem.
A pesquisa da professora foi sobre Análise do Discurso e Literatura. O tema da tese foi o efeito de arquivo na literatura, perpassando pelo Discurso e Silêncio. “Foram quatro anos de muita dedicação e leitura. Trabalhei especificamente com a literatura de testemunho, tendo como corpus de análise o livro: ‘Vozes de Tchernóbil: a história oral do desastre nuclear’, de Svetlana Aleksiévitch”, explicou.
De acordo com Carina, a Análise do Discurso nos permite reconhecer que somos sujeitos de linguagem. Todos os dias somos ressignificados pelo que ouvimos, lemos, escrevemos e falamos. “Estar no mundo é estar na palavra, pois é pela palavra que nomeamos e interpretamos o mundo à nossa volta”, comentou.
Já a Literatura de testemunhos nos permite elaborar novos gestos de leitura sobre acontecimentos que, muitas vezes, chegam até nós pelos noticiários de forma muito didatizada e cronológica, com pouca expressividade. “Os livros que escolhi para análise revelam a sensibilidade de quem sobreviveu à tragédia, o horror. A literatura tem a força de eternizar”, ressaltou.
“É a arte da palavra escrita que faz perdurar o registro daquilo que parece finito em nós. A raça humana está impregnada de paixão e continuará a escrever para perpetuar esse sentimento que lhe é comum, porque ‘a escritura se encontra em toda parte onde as palavras têm sabor’. Já os acontecimentos, diferentemente dos humanos, estes serão imortais; pelo menos enquanto houver chama para alimentá-los... e posto que a palavra é a chama, ‘que seja infinito enquanto dure’”, concluiu a Profa. Carina.