Coordenador de Engenharia Mecânica conduz debate no 8º Fórum Mundial da Água
Entre os dias 18 e 23 de março foi realizado em Brasília o 8º Fórum Mundial da Água, o maior evento global sobre o tema água, organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra".
Em meio às atividades do Fórum, o Coordenador do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário do Sul de Minas, Prof. Me. Alexandre Lopes, foi convidado para apresentar um debate a respeito da produção de energia a partir do tratamento de efluentes urbanos e industriais, atentando para os impactos sociais do tratamento e do não tratamento, e as consequências para sustentabilidade e meio ambiente.
A participação do Poder Judiciário no fórum foi reforçada com a Conferência de Juízes e Promotores, que contou com 83 especialistas de 57 países e emitiu, como documento final, a Carta de Brasília. Elaborada por juízes, promotores e especialistas de 57 países, a Carta reforça os princípios de segurança hídrica, universalização do abastecimento e redução da desigualdade.
O encontro internacional ocorre a cada três anos e já passou, antes de Brasília, por Daegu, na Coreia do Sul (2015); Marselha, na França (2012); Istambul, na Turquia (2009); Cidade do México, no México (2006); Kyoto, no Japão (2003); Haia, na Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).