No dia 10 de maio as principais lideranças da educação básica da região se reuniram na Cidade Universitária, no terceiro encontro do Conselho de Educação Básica do Sul de Minas (CEBSUL). O evento visa disseminar as boas práticas, os desafios e as inovações realizadas dentro da rede básica de ensino, com o objetivo de desenvolver nossa região.
O terceiro encontro do Conselho trouxe uma palestra sobre “Práticas Pedagógicas Inovadoras e de Engajamento” para mais de 60 diretores e supervisores das escolas de Varginha e região. A atividade foi ministrada por Fábio Zsigmond, um empreendedor que trabalhou mais de 25 anos com varejo e tecnologia. Formado em administração, nos últimos quatro anos tem se dedicado à sua paixão: tecnologia e educação. Além do Mundo Maker, trabalha no Projeto Âncora, uma organização sem fins lucrativos que oferece educação inovadora de qualidade para crianças menos privilegiadas.
O Projeto Âncora é uma Associação Civil beneficente, filantrópica, educativa e cultural, de fins não econômicos e não lucrativos, fundada em 23 de setembro de 1995. De acordo com Fábio, o Projeto compreende que a educação é a maneira mais potente de promover o Desenvolvimento Social e por meio dela formar Comunidades de Aprendizagem.
“Nascemos com o desafio de melhorar a realidade de crianças e adolescentes de baixa renda por meio de experiências educacionais, culturais, artísticas e esportivas que complementassem o ensino escolar, além de programas como creche, educação infantil, oficinas e cursos profissionalizantes. A Instituição já beneficiou diretamente mais de seis mil crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social em periferias dos municípios de Cotia, Osasco, Carapicuíba, São Paulo, Embu das Artes”, explicou Fábio.
Sobre o Conselho de Educação Básica
Criado em agosto de 2018, o CEBSUL busca proporcionar às lideranças da educação básica do Sul de Minas um momento de aprendizado com as palestras e também incitar debates e discussões quantos às melhores práticas a serem adotadas.
Os encontros periódicos do Conselho visam, junto a diretores, supervisores e a Superintendência Regional de Ensino, disseminar as boas práticas, os desafios e as inovações realizadas dentro da rede básica de ensino, com o objetivo de desenvolver nossa região.