Colaboradores da Cesama apresentam planos de marketing em curso de MBA oferecido pela Educação Corporativa do Grupo Unis
No dia 22 de maio os colaboradores da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), selecionados pelo projeto “Banco de Talentos”, concluíram mais um estágio do curso de formação/MBA em “Gestão Estratégica e Formação de Lideranças para o Setor Público”, oferecido pela Educação Corporativa do Grupo Unis.
Divididos em cinco grupos, os colaboradores elaboraram planos de marketing para a companhia, baseados no conteúdo aplicado durante o módulo “Macro Ambiente Organizacional”. A iniciativa faz parte da segunda etapa do “Banco de Talentos” da Cesama, lançado em abril de 2019, que, em sua primeira fase, incluiu um extenso processo seletivo com avaliações escritas, psicológicas e entrevistas. O projeto tem como objetivo capacitar 24 futuras lideranças da empresa, auxiliando no processo sucessório. O curso teve início em fevereiro deste ano e está sendo ministrado virtualmente pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis).
A gerente de administração e recursos humanos da Cesama, Renata Fernandes, foi convidada para participar da banca examinadora e ficou impressionada com a qualidade do material e com a desenvoltura dos alunos. “É gratificante poder acompanhar de perto a evolução destes talentos, passando pela parte teórica até a produção de slogans e vídeos. Parabéns aos envolvidos e, sobretudo, ao grupo vencedor, que emocionou o júri com um conteúdo de grande apelo afetivo, enfatizando a importância dos trabalhadores que prestam serviços essenciais”, comemorou a gerente, lembrando ainda que os trabalhos serão apresentados para os gestores da companhia durante as reuniões do Fórum Gerencial.
Membro da equipe vitoriosa, a assistente administrativa da Supervisão de Atendimento da Cesama, Fernanda Vieira Assad, contou que a proposta do seu grupo era fortalecer a imagem da companhia junto à população, mostrando o valor da água na vida das pessoas, sobretudo durante a pandemia. “Criamos então um mascote, um cartaz, um hotsite e um vídeo para a campanha, além de outras ações de médio prazo. A ideia que tentamos transmitir é a de que, assim como a companhia distribui água para a cidade, é preciso também distribuir amor e esperança neste momento tão complicado”, detalhou.
Além de ganhar uma medalha, a equipe terá sua campanha divulgada nos canais internos de comunicação da Cesama. “É muito bom saber que todo o esforço valeu a pena e que a nossa apresentação emocionou os jurados. Melhor ainda é ter a certeza de que o conhecimento adquirido aqui não ficará restrito aos participantes do curso, uma vez que iremos difundi-lo na empresa durante nossa rotina profissional”, afirmou Fernanda.
A proposta das campanhas partiu do professor especialista em marketing, Sebastião Luiz Alves, como uma avaliação final para o seu módulo: “Os trabalhos abordaram temas levantados pelos próprios grupos. O material foi considerado de altíssimo nível por parte do júri, composto por mim, pela gerente da Cesama, Renata Fernandes, e pela professora Letícia Veiga Vasques, representando o Grupo Unis. Foi uma excelente oportunidade de mostrar todo o conhecimento adquirido por essa turma diferenciada, interessada e criativa, que busca o conhecimento prioritariamente”.