Na reunião, também foi debatida entre os empresários a portaria do Ministério do Trabalho sobre os trabalhos aos domingos e feriados, que afeta diretamente setores do comércio e serviços, como alimentação, farmácias e shopping centers. Para o Conselho, esta é uma medida que traz um retrocesso na relação entre colaboradores e empregadores, dificultando o desenvolvimento das empresas, com consequências econômicas e de desemprego.
O encontro ainda teve a participação do G7, uma rede de cooperação entre instituições de ensino superior do Brasil, da qual o Grupo Unis faz parte ativamente e tem representantes de universidades de São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, entre outras, que vieram para conhecer o projeto do CESUL.
O CESUL realizará sua última reunião
Para o coordenador do CESUL, Guilherme Vivaldi, as capacitações realizadas nos almoços empresariais do CESUL são apenas um dos pontos trabalhados pelo conselho. “Discussões sobre a portaria do Ministério do Trabalho, sobre a Reforma Tributária, e a união de esforços entre instituições presentes no conselho e contatos da rede, como FECOMÉRCIO, FIEMG, ABRASEL, SINDVAR, SEHAV, ACIEM, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas, por exemplo, mostram como o empresariado local está buscando se integrar para buscar melhores soluções para a região. Além disso, a Rodada de Negócios, que teve sua primeira edição no primeiro semestre de 2023 e foi pioneira na cidade, mostra como é possível um desenvolvimento colaborativo e coordenado com o intuito de trazer o desenvolvimento para as empresas e o desenvolvimento econômico para a região”, concluiu Guilherme.
O CESUL é uma realização do Grupo Unis, com o apoio de Sicoob Credivar, Unimed Varginha e Via Café Shopping Center.