CEBSUL promove encontro sobre Autismo e Educação Básica com foco na inclusão escolar
O Conselho de Educação Básica do Sul de Minas (CEBSUL) realizou no dia 28 de agosto, na Cidade Universitária, um encontro com o tema “Autismo e Educação Básica: o papel estratégico da gestão na inclusão”. O evento reuniu gestores, educadores e representantes de instituições de ensino para debater um assunto de grande relevância no cenário educacional atual.
A palestra foi conduzida por Ana Carla Raimundo Maciel, pedagoga e coordenadora do Centro de Autismo de Varginha, que trouxe reflexões sobre a importância da gestão escolar no processo de inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo a palestrante, o papel das escolas e de suas lideranças é essencial para garantir não apenas o acesso, mas também a permanência e o desenvolvimento pleno dos alunos.
O encontro reforçou a necessidade de ampliar espaços de diálogo sobre práticas inclusivas, fortalecendo a preparação das instituições de ensino para atender de forma adequada às demandas da educação básica.
Para o Presidente do Conselho Curador da Fepesmig, Luiz Carlos Vieira Guedes, encontros como este reafirmam a função social das escolas: “Discutir inclusão é discutir direitos humanos. A gestão educacional precisa estar preparada para acolher a diversidade e garantir que todos os alunos tenham oportunidades reais de aprendizagem.”
O Presidente da Fepesmig e Reitor do Grupo Unis, Felipe Flausino de Oliveira, destacou o compromisso institucional em promover debates que impactam a sociedade: “Ao reunir gestores e especialistas para discutir o autismo, reforçamos nosso papel de incentivar a educação transformadora, que valoriza cada estudante e entende que a inclusão não é uma escolha, mas uma responsabilidade.”
Já a Diretora do Núcleo de Educação Básica do Grupo Unis, Renata Mazzeu, ressaltou a importância da troca de experiências: “Este encontro foi uma oportunidade de aprendizado coletivo. A inclusão é um desafio que exige conhecimento, empatia e, sobretudo, ação das equipes gestoras. Nosso objetivo é preparar as escolas para estarem cada vez mais abertas e estruturadas para acolher todos os alunos.”
O CEBSUL, por meio de encontros como este, reforça a importância do diálogo para ampliar a compreensão sobre os desafios e responsabilidades da educação básica, favorecendo a construção de ambientes escolares mais acolhedores e transformadores. Nesse movimento, o Grupo Unis ratifica também seu compromisso com uma educação cada vez mais relevante, empática, autônoma e inclusiva.