A pesquisa, desenvolvida com a participação da aluna de Educação Física Thassiany Batista Oliveira, orientanda de Iniciação Científica do professor Patrick no Grupo Unis, busca compreender como fatores como o tempo de exposição a telas, o sedentarismo e as diferenças entre escolas públicas e privadas podem influenciar a competência motora e os níveis de atividade física dos estudantes.
De acordo com estudos recentes, o avanço das tecnologias tem contribuído para uma rotina mais sedentária entre os jovens. Crianças e adolescentes estão cada vez mais expostos a aparelhos eletrônicos, reduzindo o tempo dedicado às atividades físicas e recreativas. Essa mudança de comportamento tem gerado impactos significativos no desenvolvimento motor, na composição corporal e na saúde geral dessa população.
A literatura científica já aponta uma queda progressiva na aptidão física dos escolares nas últimas décadas. Pesquisas de diferentes períodos, entre 1999 e 2023, indicam aumento dos índices de sedentarismo, redução do desempenho motor e elevação da gordura corporal entre crianças e adolescentes. Além disso, fatores socioeconômicos e culturais também podem influenciar no acesso à prática de atividades físicas e no desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais.
O projeto utiliza uma abordagem quantitativa de análise inferencial, aplicando testes físicos e motores em estudantes de escolas públicas e privadas, para avaliar a competência motora e relacioná-la aos hábitos diários e ao tempo de exposição a dispositivos eletrônicos.
A pesquisa está em andamento e faz parte das ações do Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, com apoio da FAPEMIG e representa um importante passo para compreender os desafios atuais da educação física e da promoção da saúde entre crianças e adolescentes.