Arquitetura em Campo: Estudantes do UNIS Transformam Ruas Históricas de São João del-Rei e Tiradentes em Salas de Aula

O aprendizado em Arquitetura e Urbanismo ganhou vida e profundidade no último dia 20 de setembro, quando os alunos da graduação do Grupo Educacional UNIS, em Varginha, embarcaram em uma inesquecível viagem técnica pelas cidades históricas mineiras de São João del-Rei e Tiradentes. Longe das projeções em slides e das discussões teóricas, a experiência se configurou como uma verdadeira aula prática na veia, onde o rico patrimônio cultural de Minas Gerais se tornou o principal material didático. A expedição, essencial para as disciplinas de História da Arte, Estética e Urbanismo, teve como objetivo primordial inverter a lógica do ensino: em vez de levar a História para a sala de aula, o UNIS levou a sala de aula para a História.
Com o acompanhamento atento da professora e coordenadora do curso, Andreia Heloise, e dos professores Eduardo Campos e Valmir Ortega, os futuros arquitetos e urbanistas foram imersos em um laboratório vivo, onde cada esquina, ladeira e fachada contam séculos de desenvolvimento urbano e artístico. Em São João del-Rei, cidade tombada pelo IPHAN desde 1938, os estudantes puderam analisar in loco a evolução do traçado urbano, desde os núcleos do ciclo do ouro até a complexa coexistência com a arquitetura moderna. Observar a grandiosidade e os detalhes do Barroco e Rococó presentes nas igrejas e no casario histórico permite uma compreensão tridimensional e sensorial da Estética e da História da Arte que nenhum livro é capaz de replicar.
Em Tiradentes, a imersão continuou, com foco na escala mais intimista da cidade e na preservação da sua malha urbana colonial. A visita a ambas as cidades proporcionou uma grande abertura de referências, estimulando o pensamento projetual crítico. Os alunos puderam debater, no próprio local dos fatos, questões cruciais do Urbanismo, como a importância do tombamento, os desafios da conservação e como a memória arquitetônica influencia o planejamento contemporâneo. Ao tocar a pedra-sabão, analisar a proporção das portas coloniais e caminhar pelas ruas de pedras, a teoria se solidifica em conhecimento prático. Essa iniciativa reforça o compromisso da Arquitetura e Urbanismo do Grupo Educacional UNIS com uma formação que conecta a excelência acadêmica à realidade profissional, preparando seus egressos para atuar de forma consciente e inovadora na criação e preservação do espaço construído.