Alunos são selecionados para compor um grupo de pesquisa em parceria com universidade da Rússia
O Grupo Unis assinou um convênio de pesquisa e internacionalização com a Ural Federal University, da Rússia. Após a visita do Prof. Alexander Zhilin durante o III Congresso Internacional do Unis, onde ele participou como palestrante, as conversas sobre uma formação de grupo de pesquisa foram continuadas, sobretudo através do curso de Engenharia Mecânica.
Após definição de algumas temáticas de pesquisa com o envolvimento do Centro de Empreendedorismo, Pesquisa e Inovação (CEPI), e dos professores Alexandre Lopes, Deborah Alvarenga, João Mário Freitas e Fabiano Farias foram dados os primeiros passos, como a criação de um ambiente para troca de informações, levantamento de pesquisas já realizadas pelo Unis e pela Ural e a formação do grupo de pesquisa.
No dia 17 de outubro foi realizada uma reunião que marcou o primeiro encontro com os alunos selecionados para o projeto. Foram oito alunos selecionados para bolsa dos cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção. Outros dois alunos foram selecionados para atuarem como voluntários.
Durante a reunião foram discutidos os formatos de pesquisa, os temas escolhidos e a dinâmica de trabalho. Ao mesmo tempo, foram apresentados diversos materiais da universidade russa para que os alunos conheçam um pouco mais da estrutura de lá. Também, foi apresentado um pouco da cultura e das expectativas russas com o projeto.
O processo de seleção foi conduzido pelo CEPI, através do Prof. Fabricio Pelloso, que por meio de convênio, fará a concessão das bolsas para este projeto. Os professores João Mário Freitas, Fabiano Farias, Deborah Alvarenga e Alexandre Lopes serão os orientadores e atuarão junto aos alunos.
O Reitor da Instituição Prof. Me. Stefano Barra Gazzola e o Chefe de Gabinete, Prof. Felipe Flausino participaram da reunião que marca o pontapé inicial deste novo momento da área de pesquisa do Grupo Unis e incentivaram os alunos a aproveitarem este momento único e de grande importância.