No dia 09 de setembro, os alunos Camilo Otávio, Luis Fernando (quarto período de Sistemas de Informação) e Gabriel Mesquita (ex-aluno de Ciência da Computação) participaram da XXII edição da Maratona Brasileira de Programação. Nesta edição foram 837 times participantes dentre instituições particulares e públicas.
A fase regional ocorreu na sede de Itajubá, no campus da UNIFEI. Nesta sede estiveram presentes 34 times. A equipe do Grupo Unis, formada em 2017, já obteve bons resultados, ficando em 176º lugar no Brasil e 10º Lugar na sede, sendo o 2º melhor colocado entre as particulares com quatro problemas solucionados. Com mais um problema resolvido, existia a chance de classificação para a final brasileira. O resultado mostra o envolvimento dos alunos no grupo de pesquisa em programação competitiva liderado pelo Prof. Lucas Caetano.
O Grupo Unis já possui um histórico recorrente de participações na Maratona, atuando inclusive como sede nos anos de 2009, 2015 e 2016. O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Computação e existe desde o ano de 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sul-americana do concurso.
“Já tivemos equipes dentre as melhores do país e estamos buscando novamente este nível. A participação em maratonas ganhou força este ano com a criação do grupo de pesquisa em programação competitiva do qual os alunos participam desenvolvendo soluções para problemas propostos com auxílio de linguagem de programação”, concluiu o Coordenador dos cursos, Prof. Wariston Pereira.