Alunos de Tecnologia do Unis desenvolvem chatbots para apoiar os negócios de pequenas empresas e comerciantes da região

Neste semestre, aconteceu a primeira mentoria aberta para os alunos dos cursos de Tecnologia do Grupo Unis. O objetivo foi a construção de chatbots para apoiar os negócios de pequenas empresas e comerciantes do Sul de Minas.

O chatbot é um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. O objetivo é responder as perguntas frequentes de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador. Um chatbot pode atender clientes e resolver algumas demandas que podem ser automatizadas enquanto as pessoas podem focar em outras tarefas mais estratégicas para o seu negócio.

Os projetos foram desenvolvidos com o suporte da disciplina Design Thinking ministrada pela Profa. Pollyanna Abreu, especialista em Tecnologias Conversacionais. “Na última Sprint a galera entendeu mais sobre a diferença de fluxo conversacional e inteligência artificial, também aprofundamos conhecimentos em todas as etapas de construção do framework de chatbots e nas funções dentro do design conversacional”, comentou Pollyanna.

Segundo a professora, os algoritmos podem criar modelos de dados que identificam padrões de comportamento e refinam esses padrões à medida que os dados são adicionados. Ao aprender o histórico, as preferências e outras informações de um usuário, os assistentes digitais podem responder perguntas complexas, fornecer recomendações, fazer previsões e até iniciar conversas.

O setor de assistentes pessoais digitais do mercado é povoado por nomes bem famosos Siri, Google Assistente e Cortana, já são reconhecidas como parte de produtos e sistemas operacionais inteiros, ajudando e divertindo os usuários com respostas rápidas, piadas e atalhos de funcionamento.

Durante todo o desenvolvimento do projeto os alunos foram orientados a acompanhar o “go live” dos projetos de chatbots junto aos clientes. Eles estão sendo orientados a treinar os funcionários, dar suporte e futuramente assistência técnica.

Os projetos  foram super bem recebidos pelos pequenos empresários de Varginha e região. Ao todo, 9 chatbots foram entregues à comunidade. Os assistentes digitais quando bem projetados, são capazes de entregar os melhores resultados para seus clientes, sem a necessidade de supervisão constante de gestores. Os chatbots e assistentes digitais são a tecnologia do futuro, e trata-se de uma realidade cada vez mais presente no mercado. E os bots desenvolvidos já estão a todo vapor!