Alunos de T.I. desenvolvem protótipo de jogo educativo

O Projeto Goldenrod foi criado pelos alunos do 6º período dos cursos de tecnologia do Grupo Unis: Filipe Costa e Caio Ozolins, de Ciências da Computação; Gustavo Faria, Guilherme Dias e Graziele Cordeiro, de Análise e Desenvolvimento de Sistemas; e Vitor Teodoro, de Sistemas de Informação. O grupo foi orientado pelos professores Rafael Hungaro, da disciplina de Desenvolvimento de Jogos, e Ângelo Mesquita, de Projeto Integrador. Além disso, receberam apoio do professor de Geografia James Bueno, do Colégio Santos Anjos.

Para Alberane Lúcio, coordenador dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, “o mercado de games é extremamente relevante, superando o de cinema e música juntos. Proporcionar essa experiência aos alunos é crucial para impulsionar suas carreiras”.

O jogo tem como objetivo ensinar os jogadores sobre processos geológicos, formações rochosas e a coleta de minérios de forma interativa e divertida.

Segundo o aluno Filipe Costa, o público-alvo do jogo são alunos de 10 a 13 anos. A estrutura do jogo conta com três estágios: nos dois primeiros, o jogador explora uma mina abandonada, coleta minérios e se aventura por um aquífero para consertar uma broca e avançar. No terceiro estágio, após consertar a broca, o jogador desce cada vez mais fundo até um final inesperado.

O desenvolvimento do jogo foi um grande desafio para a equipe, que precisou administrar o tempo limitado e selecionar cuidadosamente os conteúdos para a versão final. Para os alunos, o jogo representa uma forma alternativa e divertida de aprender os temas abordados em sala de aula.

Cerca de 150 alunos já testaram o jogo e elogiaram sua qualidade e interesse, com a única crítica sendo a falta de mais fases. O próximo passo é decidir entre criar uma continuação, muito solicitada pelos alunos, ou iniciar um novo projeto.