Skip to content

Alunos de Psicologia do Unis Pouso Alegre visitam Museu da Loucura em Barbacena

No dia 21 de maio, alunos do curso de Psicologia da Faculdade Unis Pouso Alegre, visitaram o Museu da Loucura em Barbacena (MG).

O Museu apresenta a evolução na trajetória da Psiquiatria como especialidade médica a partir do século XIX e enfoca a instalação, em 1903, da primeira Instituição Psiquiátrica de Minas Gerais, conhecida nacionalmente como Hospital Colônia de Barbacena, apontando os caminhos e descaminhos percorridos ao longo da história.

Em meio à demanda crescente de pacientes, aos preconceitos e às imposições políticas, o hospital se torna um local de isolamento, exclusão e abandono, resultando em internações compulsórias e um modelo asilar cronificante.

A partir da década de 1970, com a filosofia da Reforma Psiquiátrica, a atenção aos pacientes tem uma virada, voltando o foco para os princípios humanitários. Assim, o Hospício de Barbacena, depois, Hospital Colônia de Barbacena e, atualmente, Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, passa a priorizar a humanização e o respeito ao paciente com transtorno mental.

Os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre o valor e a dignidade da pessoa humana, além de conhecer o processo histórico do tratamento de doenças mentais no Brasil.”, concluiu o Prof. Me. Alan Godoi que acompanhou a turma.