Alunos de Nutrição visitam a maior produtora de ovos da América Latina
Alunos do quarto período do curso de Nutrição do Grupo Unis estão trabalhando o tema “Doenças Transmitidas por Alimentos” em seu Projeto Interdisciplinar de Curso (PIC). Para desenvolverem o projeto, os estudantes realizaram uma visita técnica à Granja Mantiqueira, localizada em Itanhandu, a maior produtora de ovos da América Latina, com uma produção diária de 1.5 milhões de ovos.
No Brasil, poucos são os levantamentos sobre a presença de salmonelas em ovos comerciais. A maioria dos ovos comerciais é produzida por galinhas mantidas em gaiolas. Parte desses ovos, oriundos de reprodutoras, apresenta defeitos na casca que facilitam a passagem das salmonelas da superfície para suas estruturas internas aumentando o risco de contaminação.
Recentemente, a vigilância sanitária estabeleceu condutas higiênico-sanitárias que incluem cuidados de armazenamento e preparações de pratos a base de ovos. Entretanto, a legislação brasileira ainda não prevê a armazenagem, o transporte e a comercialização de ovos de consumo sob refrigeração.
Esta visita faz parte da primeira etapa do trabalho, em seguida outros alunos irão fazer entrevistas com consumidores para investigar o conhecimento do consumidor com relação à Salmonelose, onde receberão um folder sobre as principais orientações. Serão também coletadas do comércio local preparações feitas à base de ovo cru para análise microbiológica.
No Brasil, os surtos por Salmonella no homem têm aumentado a partir de 1993. Grande parte deles tem sido relacionada com o consumo de ovos ou pratos preparados com ovos. No Brasil, a Salmonella foi detectada pela primeira vez em galinhas, em 1989, quando a cepa foi isolada de matrizes pesadas jovens que apresentavam sintomas clínicos e mortalidade por salmonelose.