Notícias

Alunos de Jornalismo participam de palestra sobre gestão de marcas

Escrito por gustavosilva | 25/09/2018 17:28:03

No dia 18 de setembro alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário do Sul de Minas participaram de uma palestra que abordou o Branding, demonstrando práticas e técnicas envolvidas no processo de gestão de marcas. A atividade foi ministrada pelo Prof. Lúcio Caldeira.

Branding é um conjunto de conceitos envolvendo ações, planos e estratégias que têm como objetivo a consolidação de uma marca no mercado. É considerado a gestão da marca de uma empresa, e se dá a partir de ações como a criação de um logotipo e o fortalecimento da identidade visual.

Estratégias como essas facilitam a transmissão dos valores e ideais da marca para seu público, e é a partir disso que acontecerá uma identificação. O investimento em ações de Branding fortalece a reputação de uma marca e estreita as relações com seu público-alvo.

De acordo com o Prof. Lúcio, o processo de gestão de uma marca envolve análises de importância da mesma para com o consumidor, que enxerga em uma marca forte a identificação com a origem do produto, redução de riscos, indicativos de qualidade, além dos benefícios simbólicos atrelados às grandes marcas.

A marca pode ser um logotipo, ou apenas o nome da empresa, ou então uma união de conceitos que não lembram os consumidores de mais nada além de seu negócio. Branding, ou gestão de marcas, é uma estratégia que pode ser trabalhada, analisada, colocada em prática e que gera resultados.