Os alunos do curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Sul de Minas vem acompanhando os idosos regularmente matriculados no Projeto Unis Sênior desde agosto de 2020, completando assim, um ano de convívio virtual.
A demanda veio por conta da demanda e preocupação com essa população que tem 60 anos ou mais, e por orientação da Organização Mundial da Saúde para que essa população fique em casa, mantendo o distanciamento social. Essa recomendação é de extrema necessidade, mas traz também as consequências de se “ficar em casa”, principalmente agravando a falta de mobilidade dessa população.
Agregada à preocupação, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) autorizou o atendimento virtual por meio da Resolução nº 516, publicada no Diário Oficial da União no dia 23 de março, os serviços de Teleconsulta, Teleconsultoria e Telemonitoramento, antes não permitido pelo código de Ética da profissão.
Atentos à demanda, os alunos fazem estágio supervisionado obrigatório, com supervisão direta da Profa. Mônica Ferreira discutindo demandas e estratégias de como atender a pessoa idosa, que são atendidos uma vez por semana, durante uma hora, pela plataforma Google Meet.
Os idosos foram treinados para a utilização do aplicativo através da estagiária Leticia Helena do Projeto Unis Sênior, reforçando esse aprendizado com os estagiários do curso de Fisioterapia.
O Senhor João Bosco Sarto, 72 anos [ilustrado na foto no topo da notícia], que esteve internado por conta do Covid-19, já era assistido no olhar da atenção primária, e está hoje tendo atendimento voltado à atenção no pós-covid. “Foi uma benção eu ter a Fisioterapia em casa, hoje estou muito bem, assim que voltei do hospital na mesma semana já iniciei a Fisioterapia. E foi muito bom, pois eu já fazia os atendimentos com eles”, relatou o senhor João.