Alunos de Especialização em Urgência e Emergência fazem treinamentos de atendimento pré-hospitalar
Uma boa equipe de enfermagem precisa conhecer profundamente três siglas importantes para todo atendimento pré-hospitalar: APH, SBV e SAV. Infelizmente essas práticas e didáticas ainda são levadas com certa displicência pelos cursos da área. Os alunos da Especialização em Urgência e Emergência 2016 da cidade de Lavras, curso oferecido pelo Grupo Unis, estão participando de treinamentos de Atendimento Pré-Hospitalar e Suporte Básico de Vida, ministrados pela Equipe do Corpo de Bombeiros.
Como o próprio nome já denuncia, o APH é o atendimento feito por uma equipe de saúde às vítimas em situações de urgência e emergência. É preciso ter um grupo especializado em atendimento pré-hospitalar para que os primeiros socorros sejam realizados com a segurança e a rapidez que a vítima precisa. Esse atendimento é realizado sempre em ambientes fora do hospital e têm o objetivo de evitar a internação hospitalar ou traumas de grande incidência.
O SBV consiste em todos os procedimentos básicos que podem ser realizados e concretizados até a chegada de um socorro completo para a vítima. O principal objetivo do SBV é preservar a vida do socorrido que se encontra em situação de urgência e emergência. O suporte deve ser realizado o quanto antes para reduzir ou eliminar o máximo de sequelas para a vítima. Justamente por esse motivo se faz necessário um treinamento eficiente e um conhecimento sempre atualizado das técnicas de primeiros socorros e APH.
Iniciado no dia 25 de agosto, o treinamento faz parte da grade curricular do curso de especialização e terá sua finalização nos dias 15 e 16 de Setembro.