Skip to content

Alunos de Direito da FATEPS apresentam projeto sobre Justiça Restaurativa

Os alunos do segundo período do curso de Direito da Faculdade Três Pontas (FATEPS), realizaram no dia 21 de novembro a culminância do Projeto Interdisciplinar de Curso (PIC), que abordou o tema “Justiça Restaurativa”.

O trabalho buscou demonstrar a necessidade de quebra de paradigma, visando à verificação de uma nova perspectiva sobre a trajetória do crime do castigo, com a promoção da responsabilização e a reconstrução das relações sociais, bem como interligar as disciplinas de Antropologia, Direito Civil I, Psicologia Jurídica, História do Direito, Direito Penal I e Hermenêutica Jurídica.

Durante o semestre, os alunos estudaram o tema e confeccionaram resenhas críticas literárias de cinco obras sobre o assunto. No mês de outubro, eles vivenciaram um “círculo de paz”, que é a principal metodologia da Justiça Restaurativa e depois foram ouvintes de uma palestra sobre o tema, ministrada pela Dra. Ana Gabriela Melo Rocha, promotora de Justiça na Comarca de Três Pontas.

A culminância do projeto foi realizada com um debate sobre o assunto, tendo como participantes os alunos, a Dra. Ana Gabriela e os professores Camila Oliveira Reis, Paulo Leandro Carvalho e Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. “O objetivo do Projeto foi alcançado, tendo sido incutido na mente dos alunos a importância de se ouvir o outro e da necessidade de quebra de paradigma sobre o tema Justiça Restaurativa, no intuito da reconstrução das relações sociais”, explicou a Profa. Raquel.

O PIC tem como objetivo construir pontes relacionais entre docentes, discentes, comunidade e empresas, possibilitando a realização de um trabalho interdisciplinar que proporcione a integração da teoria e a prática profissional.

Justiça Restaurativa

A Justiça Restaurativa é um novo modelo de Justiça voltado para as relações prejudicadas por situações de violência. Valoriza a autonomia e o diálogo, criando oportunidades para que as pessoas envolvidas no conflito (autor e receptor do fato, familiares e comunidade) possam conversar e entender a causa real do conflito, a fim de restaurar a harmonia e o equilíbrio entre todos. A ética restaurativa é de inclusão e de responsabilidade social e promove o conceito de responsabilidade ativa.

O principal objetivo do procedimento restaurativo é o de conectar pessoas além dos rótulos de vítima, ofensor e testemunha; desenvolvendo ações construtivas que beneficiem a todos. Sua abordagem tem o foco nas necessidades determinantes e emergentes do conflito, de forma a aproximar e co-responsabilizar todos os participantes, com um plano de ações que visa restaurar laços sociais, compensar danos e gerar compromissos futuros mais harmônicos.