Alunos de cursos de saúde visitam Museu da Loucura em Barbacena
Alunos dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Biomedicina do Centro Universitário do Sul de Minas realizaram no dia 29 de setembro uma visita técnica supervisionada ao Museu da Loucura em Barbacena (MG).
A atividade fez parte de um projeto de conhecimento da história da saúde mental no Brasil que contou ainda com a palestra “Entendendo a Reforma Psiquiátrica Brasileira ontem e hoje”, ministrada pela psicóloga Valdene Rodrigues Amâncio e também a exibição e análise do documentário Holocausto Brasileiro, de Daniela Arbex.
O projeto terminou com a visita ao local símbolo do atendimento aos pacientes com transtornos mentais no Brasil em grande parte do século XX em Minas Gerais, que foi o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, também conhecido como Hospital Colônia.
A visita foi acompanhada pela coordenadora do Museu, senhora Lucimar Pereira, que além de conduzir a visita, ofereceu importantes informações ao alunos e professores sobre a história do Hospital Colônia. Também compareceu para acompanhar a visita a Coordenadora do curso de Psicologia da Unipac, campus Barbacena, psicóloga Kennya Rodrigues, que pode trocar experiências e indicar material complementar de estudo.
O contato com a história e a memória do Hospital Colônia de Barbacena foi marcante para todos que puderam participar da visita. “A viagem foi muito significativa, pois para sermos bons profissionais é indispensável agirmos com ética e respeito com o próximo, seja ele quem for”, comentou a aluna Dannili Galo.