Alunos de Administração-Comércio Exterior desenvolvem projetos de empreendedorismo digital
Promover o empreendedorismo digital foi o objetivo do PIC (Projeto Interdisciplinar de Curso) realizado pelos alunos do segundo período do curso de Administração/Comércio Exterior do Centro Universitário do Sul de Minas.
A proposta era criar um produto que pudesse ser vendido dentro de um valor fixo de R$ 3,00 e que fossem utilizadas plataformas digitais para comercialização. Dessa forma os estudantes puderam vivenciar os desafios do comércio eletrônico, planejamento, estudo comercial, negociações, logística e trâmites com patrocinadores e apoiadores até a efetiva venda do produto de forma online.
Os universitários com apoio do Prof. Antônio José Figueiredo Oliveira, tiveram um semestre para a criação desses produtos variados: desde produtos voltados aos cuidados próprios como álcool em gel descartável, porta álcool em gel, kit 2 máscaras, até opções de alimentos como picolé gourmet, doces gourmet e pães gourmet e um produto digital que foi o curso de Excel Básico.
A culminância do projeto aconteceu com apresentações dos produtos desenvolvidos para uma banca de professores e convidados no Cesul Lab nos dias 16 e 18 de novembro, de forma online e presencial, respeitando todos as normas de segurança e higienização.
Os valores obtidos na comercialização dos produtos foram destinados a instituições e obras sociais escolhidos por cada equipe. Além de toda experiência empreendedora foi possível contribuir com projetos sociais, dentre os quais estão: Lar São Vicente de Paulo (Varginha, São Gonçalo do Sapucaí e Elói Mendes), Conexão do Bem (Carmo da Cachoeira), Garra (Varginha), Vida Viva (Varginha).
Realizar o projeto durante a pandemia não foi tarefa fácil, mas todos os alunos demonstraram muito envolvimento, esforço e adaptabilidade, características requeridas cada vez mais no mercado de trabalho.