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Alunos analisam o dilema do controle das redes sociais em atividade da disciplina de Comunicação Organizacional e Raciocínio

Nos dias 09 e 10 de junho, os estudantes da disciplina Comunicação Organizacional e Raciocínio, conduzida pela professora Humberta Gomes Machado Porto, participaram de uma atividade prática com o objetivo de empregar argumentos lógicos e consistentes na análise crítica de situações práticas, demonstrando clareza de raciocínio, articulação de ideias e sustentação de pontos de vista com base em evidências e princípios da lógica argumentativa.

 

A proposta girou em torno do estudo de caso “O Dilema do Controle das Redes Sociais”, no qual os alunos foram organizados em grupos de quatro participantes e convidados a simular a atuação em um comitê especial, formado por especialistas de áreas como administração, gestão, tecnologia, publicidade, direito, ética e ciências sociais. O desafio consistia em desenvolver uma proposta de solução para os desafios relacionados ao uso das redes sociais.

 

Durante a atividade, os grupos seguiram um roteiro com oito etapas, começando pela definição do problema do uso das redes sociais sem controle e passando por pesquisas sobre os principais impactos negativos, como desinformação, discurso de ódio, manipulação de eleições e privacidade dos usuários. Também foi proposta a análise dos efeitos desses problemas sobre os indivíduos, a sociedade e os processos democráticos.

 

Em seguida, os alunos precisaram pesquisar abordagens de controle existentes, como regulamentações governamentais, políticas de autogerenciamento das plataformas e iniciativas da sociedade civil. Cada grupo registrou os prós e contras de cada modelo, avaliando eficácia, viabilidade e impacto sobre liberdades individuais e inovação tecnológica.

 

A partir dessas análises, os estudantes desenvolveram uma proposta de solução fundamentada e lógica, considerando as diferentes perspectivas envolvidas, e organizaram o conteúdo para apresentação ao comitê, por meio de slides ou outras ferramentas digitais. A apresentação exigiu destaque dos principais pontos e uso de evidências e argumentos lógicos para apoiar as sugestões.

 

A atividade reforçou a importância do raciocínio lógico-analítico para a formação de um pensamento crítico e estruturado. Com base na lógica argumentativa, os alunos puderam exercitar a arte do “bem pensar” ao refletirem sobre um dos grandes dilemas contemporâneos: os limites e possibilidades do controle das redes sociais.