O aluno Sebastião Caldas do quinto período do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas, está estudando há dois semestres no Instituto Politécnico de Santarém (IPS), em Portugal, através do Programa de Mobilidade Acadêmica.
Além de já estar conectado com novas culturas, o aluno está vivenciando também novas experiências acadêmicas e profissionais. Sebastião está fazendo parte de um grupo de pesquisa internacional que irá avaliar a qualidade de vida da população de três países: Portugal, Itália e Brasil.
Sob orientação da Profa. Paula Pinto do IPS, e acompanhado pela aluna italiana Cristina Paolucci, Sebastião já iniciou sua pesquisa que consta na aplicação de um questionário com perguntas relativas à qualidade de vida e nível de satisfação de cada população. Após a coleta dos dados o aluno, que é responsável pela análise descritiva dos resultados coletados no Brasil, apresentará seu trabalho para uma banca composta por três professores.
“Participar de pesquisas é de vital importância para a formação de jovens pesquisadores, uma vez que dá ao aluno de graduação a oportunidade de ter o primeiro contato com a prática da pesquisa e ver a aplicação dos conceitos ensinados na sala de aula. É uma das mais ricas experiências que um estudante de graduação pode ter, pois mesmo que não siga a carreira de pesquisador ele terá a oportunidade de complementar sua formação acadêmica, aprimorar seu conhecimento e se preparar melhor para a vida profissional”, comentou a Coordenadora do curso, Profa. Ma. Érika Pereira.