Skip to content

Alunas palestram sobre as vantagens do aleitamento materno para colaboradoras do Hospital Varginha

Alunas do oitavo período do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas ministraram uma palestra para colaboradoras do Hospital Varginha, voltada para as vantagens do aleitamento materno para a mãe e o bebê.

Ana Carolina Nogueira Tavares e Hérica Cristina Deolindo relatam que os participantes demonstraram interesse com a atividade, interagiram, apresentaram dúvidas e questionaram sobre os mitos da alimentação relacionada com o aumento do leite. As alunas tiraram as dúvidas, e explicaram sobre a importância do aleitamento materno.

Durante o período de amamentação, o ideal é que a mãe mantenha uma dieta equilibrada, consumindo alimentos saudáveis de todos os grupos alimentares, como frutas, verduras e legumes, ingerindo bastante água, sucos e chás. Já o consumo excessivo de sal deve ser evitado.

Os benefícios do aleitamento materno são inúmeros. Além de estar sempre pronto, na temperatura certa e não custar nada, esse ato estimula o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê e é fundamental para a saúde de ambos. No caso materno, a amamentação contribui para a recuperação do útero, diminuindo o risco de hemorragia e anemia após o parto, além de ajudar a reduzir o peso e a minimizar o risco de desenvolver, no futuro, câncer de mama e de ovário, doenças cardiovasculares e diabetes.

Para o bebê, além de ser de fácil digestão, o leite humano provoca menos cólicas e a sucção colabora para o desenvolvimento da arcada dentária, da fala e da respiração. Além disso, o leite funciona como uma vacina natural - que não substitui o calendário básico de vacinação -, protegendo a criança contra doenças como anemia, alergias, infecções, obesidade e intolerância ao glúten.