Alunas de Pedagogia da Faculdade Victor Hugo/Unis realizam projeto que incentiva brincadeiras ao ar livre
Durante as aulas do curso de Pedagogia da Faculdade Victor Hugo/Unis, a Profa. Bethânia Nascimento Rezende propôs às estudantes que juntas elaborassem um projeto de valorização do brincar ao ar livre. Vários projetos foram apresentados pelos grupos e as melhores ideias foram compiladas em uma roda de discussão durante a aula, onde nasceu o projeto coletivo.
No dia 26 de maio foi realizada a culminância do projeto “Aprender brincando com a Pedagogia”. Assim como a Aliança pela Infância, o objetivo foi mobilizar coletivamente e inspirar a sociedade a voltar seu olhar sobre a importância de permitir que as crianças sejam crianças. Por isto foi pensando em realizar brincadeiras, cirandas e atividades lúdicas na praça da cidade de São Lourenço, como forma de valorização da Infância.
“O projeto me fez sentir ainda mais orgulho da profissão que escolhi, foi uma experiência incrível. Todo o aprendizado de sala de aula foi reafirmado nesse dia, pois na prática tudo faz mais sentido. O melhor de tudo foi o prazer em ver o encantamento, a alegria e o brilho nos olhos das crianças. Gratidão por essa oportunidade”, ressaltou a aluna Joelma Alves do sexto período do curso.
Com as equipes bem planejadas e seguindo as ações previstas no projeto, as estudantes de Pedagogia criaram um ambiente lúdico e cheio de possibilidades, que naturalmente atraiu dezenas de crianças para brincar livremente e fazerem suas escolhas: pular cordas, fazer bolas de sabão, brincar de roda ou jogar boliche.
“O Projeto foi lindo! Uma grande oportunidade para nós estudantes do curso, e para as crianças brincarem ao ar livre resgatando brincadeiras tradicionais. Foi uma manhã mágica que a professora Bethânia Rezende nos proporcionou. Fica a expectativa de novas oportunidades e experiências como essa”, comentou Letícia Arantes aluna do quinto período do curso.
O brincar precisa ser colocado como uma ação importante e deve ser valorizada por todos: escolas, familiares, comunidades e instituições que são responsáveis por crianças. Este projeto foi a oportunidade de colocar estas ações em foco, reconhecendo o quanto a crianças cresce, aprende e se desenvolve quando brinca.
“Participar do projeto foi inspirador e gratificante durante a realização do projeto ficou notável como todos que ali estavam ficaram realizados em ver o projeto em ação e despertou a vontade de continuar a realizar projetos assim que trazem aprendizado mostrando o quanto é importante um bom planejamento e dedicação de todos os envolvidos para a execução de um projeto”, concluiu Ana Paula Andrade Carvalho aluna do sétimo período.