As Metodologias Ativas são uma realidade na educação e no Grupo Unis sua aplicabilidade é uma constante. A gente já falou aqui sobre a Sala de Aula Invertida, e hoje nosso assunto é Gamificação. Você conhece essa forma de ensino? Sabe como aplica-la no seu dia-a-dia. Siga a leitura que tem muita informação!
Gamificação (ou Gamification) pode ser definido como o uso de elementos ou técnicas de design de jogos em contexto diferentes dos ambientes de jogo. Na verdade, é definir e aplicar os aspectos ‘jogáveis’ de uma situação ou problema, levando as pessoas a usarem as estratégias e técnicas na busca de um objetivo comum. Para facilitar ainda mais seu entendimento, buscamos alguns conceitos que definem bem a Gamificação.
É simples. A Gamificação tenta tirar vantagem dos desejos naturais que todos temos e que são aflorados durante um jogo. É que na busca pela vitória e sucesso, o ser humano trabalha competição, conquista, completude, status, altruísmo e colaboração, sensações bastante exploradas pelos jogos.
O conceito de jogo precisa ficar bem definido para que a Gamificação possa ser aplicada com sucesso. Segundo o curseduca.com, um site especialista em processos e-learning, um jogo possui 3 componentes básicos: objetivo pré-lusório, regras constitutivas e atitude lusória. Esses elementos, combinados, tem por objetivo definir as regras criadas para guiar o jogador ao objetivo do jogo, aliado à vontade de se divertir. Eles formam uma espécie de “círculo mágico” que permitem a diversão. O que a Gamificação faz é tornar esses elementos que tornam os jogos serem aplicados na vida real, atribuindo um fator lúdico a atividades extremamente desafiantes ou tediosas.
Não é porque a Gamificação alia o lúdico ao cotidiano que pode ser aplicado sem rigor. Por isso é preciso se atentar para o fato de que o conceito não se enquadra nas seguintes situações:
Você pode estar se perguntando se há alguma vantagem em aplicar a Gamificação. A gente listou 5 que vão esclarecer melhor essa questão:
Muitas pessoas ainda vinculam a aprendizagem a algo chato, uma obrigação que precisa ser realizada. A aplicação da Gamificação trna a exposição dos conteúdos mais atraentes e contextualizados, pois os alunos são desafiados a tomar decisões por conta própria ao invés de somente receberem a informação. A Gamificação permite que a informação sirva a um propósito, tornando o ensino lúdico, já que os alunos precisam usar a criatividade para resolver situações-problemas
Mesmo tendo que manter uma rota, a Gamificação “acolhe” o erro. É que caso o jogador deixe de acertar, ele começa a perder pontos, mas possui segundas e terceiras chances. Este fator, num ambiente de aprendizagem, favorece a inovação, pois correr riscos e cometer erros fazem parte do processo de criação.
Na Gamificação, o processo de aprendizagem é construído de forma coletiva, Com isso, o aluno tem a oportunidade de contribuir com suas ideias e vivências, ajudando a melhorar o processo e deixando lições aprendidas para novos participantes. Ou seja, os jogos permitem mais facilidade na transmissão do conhecimento.
Quando jogamos, nos sentimos desafiados e isso estimula a vontade de continuar. Se você está ganhando, é estimulado a seguir em frente pelo nível de dificuldade que aumenta a cada etapa. Se está perdendo, tem a possibilidade de tentar mais uma vez e provar que consegue.
Em um jogo temos a possibilidade de tentar mais uma vez, provando que aprendemos com o que não deu certo lá atrás.Logo, estimular a persistência é fundamental para que o aluno não se sinta desmotivado diante das disciplinas que ele considera mais difíceis.
Uma dificuldade que todos enfrentam nos dias de hoje é o desafio de lidar com muitas tarefas ao mesmo tempo. E se engana quem pensa que só os adultos passam por isso. Crianças e adolescentes são cada vez mais bombardeados por informações e isso interfere diretamente no foco. Quando se aplica a gamificação, o aluno se mantém focado nos desafios que vai encontrar, pois a cada fase do jogo, o nível de dificuldade aumenta.
A gente poderia listar aqui uma infinidade de benefícios de se aplicar s Metodologias Ativas em sala de aula, mas vamos colocar uma das mais promissoras nesta forma de ensinar: fazer o aluno pensar e agir de forma diferenciada, sendo coadjuvante no processo de aprendizagem.
Aqui no Grupo Unis esta prática é comum, o que permite os alunos.
No Grupo Unis, queremos alunos proativos, então, buscamos desenvolverem a criatividade e a iniciativa.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Nos vemos no próximo texto da nossa série sobre Metodologias Ativas!