Medicina Veterinária além dos animais de estimação

    Introdução

    Quando se fala em Medicina Veterinária, a primeira coisa que vem na nossa cabeça são aqueles cachorrinhos e gatinhos super “fofíneos”, clínica veterinária, pet shop e essas coisas, não é verdade?

    Então, mas apesar de haver essa lembrança imediata, o Médico Veterinário não está restrito somente a essas atividades! Durante o curso, ele vai passar por laboratórios, aprender sobre cada detalhe dos animais, sejam eles domésticos, de grande porte ou silvestres, além de claro, realizarem a parte prática, com oficinas de castração e de consulta popular, por exemplo.

    A Medicina Veterinária é um curso extenso e que tem um leque bem grande de áreas de atuação, que fogem completamente da nossa cabeça quando paramos para pensar. Se você quer saber quais são elas, é só ficar ligado nos próximos tópicos desse material que preparamos com o maior carinho para você! :)

    O que faz o veterinário de pequeno porte?

    Que uma das carreiras mais concorridas no ramo da medicina veterinária é a de pequeno porte, isso você já devia imaginar. Mas você sabe para que esses profissionais se preparam e o que eles podem oferecer ao seu animalzinho?

    Antes de qualquer coisa, temos que saber diferenciar os ambientes para aí sim, poder cobrar pelos serviços, ok? Então vamos lá com as diferenciações:

    1. Consultório Veterinário: os consultórios apenas estão autorizados a realizar consultas, passar diagnósticos e exames, qualquer coisa além disso já é irregular para esse estabelecimento, ok?

    2. Clínica Veterinária: é um espaço em que se pode realizar consultas, exames, fazer intervenções cirúrgicas e também internações. Porém, ela está autorizada a funcionar somente entre as 9h e 22h, não havendo profissionais de plantão durante a madrugada.

    3. Hospital Veterinário: oferece os mesmos serviços que a Clínica Veterinária, porém, eles são plantonistas, e sempre oferecem um “Vet” 24h.

    4. Pet Shop: esse local é destinado somente para a comercialização de animais, de produtos farmacêuticos veterinários e de alimentação, podendo também oferecer banho e tosa.

    Agora que você já sabe o que cada local pode oferecer de tratamento para o seu bichinho, podemos começar a dizer o que um veterinário de pequeno porte está pronto para fazer, sempre que necessário.

    O Médico Veterinário, assim que formado, já sai com título de Cirurgião e Clínico. Ele está apto a realizar intervenções cirúrgicas, sejam elas por motivos de saúde, castração ou de parto. Realizar internações, colher exames laboratoriais, receitar medicação, aplicar vacinas, fazer análise clínica da saúde e da alimentação do seu bichinho, além de realizar atendimentos emergenciais.

    Hoje em dia, o mercado da Medicina Veterinária tem guiado seus passos de forma parecida com a Medicina Humana, onde os profissionais têm buscado por especializações para atuação exclusiva. Um exemplo disso são as áreas de fisioterapia, oftalmologia, dermatologia, oncologia, radiologia…

    Essa mudança afeta de forma positiva, porque oferece ao mercado profissionais melhores qualificados nessas áreas específicas, sendo possível cuidar com mais rapidez e eficiência, proporcionando qualidade de vida para os nossos parceirinhos.

    A vida de Veterinário nem sempre é fácil e você tem que ter em mente que somente o amor pelos animais não paga as contas. Saiba se valorizar! Se você investiu para ter esse conhecimento, nada mais justo que cobrar por isso, certo? Claro que sim, e apesar de existir a parcela de papais e mamães de pets que não está disposta a desembolsar valores mais altos para garantir o bem-estar do amiguinho, existem aqueles que se preocupam e buscam as alternativas necessárias para garantir a saúde e alegria de seus “babies de 4 patas”!

    Carreiras além da Medicina Veterinária de pequeno porte!

    Como você viu, o médico veterinário hoje tem muitas opções na hora de atuar dentro de um hospital ou uma clínica. Com tantas especializações, cada vez mais segmentadas, tem lugar para todo mundo cuidar desses pets cada vez mais fofos.

    Mas não para por aí, ainda existem muitas outras áreas em que o veterinário pode atuar, e você confere aqui embaixo.

    Clínicas de Animais de Grande Porte

    Para trabalhar nessa área, na maioria das vezes você tem que ser “bruto, rústico e sistemático” viu? Você pode atuar com a reprodução de bovinos, ovinos e caprinos, por exemplo. Ser responsável por fazendas pecuárias, haras e hotéis fazendas, além de efetuar atendimentos clínicos e cirúrgicos nesse bichões.

    Mas para isso, você tem que tentar se dedicar a essa área desde a faculdade, buscar estágios nesse meio e entender cada vez mais sobre esses animais. Eles são um pouco mais complicados de se trabalhar e com um exemplo eu te provo isso.

    Pense em você castrando um cachorro. Simples né? Uma anestesia o bichinho dorme, vira ele com a barriguinha pra cima e realiza todo o procedimento. Agora pensa num cavalo, onde boa parte dos procedimentos é realizado com anestesia local e com ele em pé, sem contar que corre o risco dele dar um coice, se deitar no meio da cirurgia… Mas para isso não acontecer existem técnicas, ok? Pode ficar despreocupado! ;)

    Clínica de animais selvagens

    Essa área se subdivide em Clínica de Animais Silvestres e Selvagens e Clínica de Animais Exóticos.

    Se você você gosta de se aventurar por aí e fazer o Richard Rasmussen no dia a dia, a sua área é a de Clínica de Animais Silvestres e Selvagens, onde você pode se dedicar a trabalhos com zoológicos, parques, ibama e projetos. Porém não é um trabalho fácil e na maioria das vezes com recursos bem restritos, mas nada que te impeça de ir pra fora do país, fazer pesquisas, entre outras coisas.

    A área de animais exóticos, exige especialização e é voltada para animais que foram liberados domesticamente, como araras e furões, por exemplo. É uma carreira cuja demanda está crescendo e pode ser uma oportunidade bacana de se trabalhar nos grandes centros.

    Laboratórios

    Poucos alunos se formam pensando em atuar nessa área, e ela pode ser um caminho bacana se você busca pouca concorrência. Aqui você praticamente será o biomédico da área animal, irá trabalhar com análises patológicas, clínicas e com a microbiologia, retornar aos consultórios, clínicas e hospitais veterinários os resultados dos exames que foram enviados para a análise e também trabalhar com a pesquisa de novas substâncias para o tratamento de doenças já conhecidas ou novas doenças que forem surgindo.

    Defesa e Vigilância Sanitária Animal

    Está entre as áreas mais disputadas na medicina veterinária, onde nos cargos federais e estaduais a concorrência fica mais acirrada. Trabalhar com essa área significa inspecionar todo tipo de produto que tenha origem animal, que vá entrar ou sair do país, verificar a qualidade e se o produto não traz consigo doenças que possam infectar a população. 

    Nesse cargo você também consegue trabalhar com frigoríficos, empresas de laticínios e outras do ramo, onde a presença do veterinário para a inspeção é obrigatória. A responsabilidade é grande, porém a remuneração vale a pena.

    Culturas animais

    Apesar de ser uma área em que o Zootecnista trabalha, nada impede a inserção do veterinário. Quem trabalha aqui são pessoas especializadas na nutrição de algum tipo específico de animal, como a suinocultura, piscicultura (uma das áreas que têm mais carência de profissionais), ovinocultura, entre outras culturas.

    Carreira no exército ou na polícia

    Se você ama cuidar dos bichos e tem uma quedinha pela vida militar, essa carreira é para você! Aqui você irá cuidar dos animais usados pelos batalhões, como cavalos e cães farejadores, além de efetuar o tratamento de animais silvestres resgatados até o seu retorno à natureza ou, direcionando a algum zoológico ou instituto especializado, caso o animal não consiga retornar à natureza.

    Veterinária Esportiva

    Nessa carreira você praticamente será o educador físico do animal! Irá, na maioria das vezes, atuar com cachorros ou cavalos. Aqui você trabalha quase sempre em conjunto com ortopedistas, fisioterapeutas, neurologistas, especialistas em acupuntura e massagem animal na reabilitação e cuidados do animal que participa de corridas e competições como o hipismo, ou em clínicas especializadas na saúde física com prática de exercícios para animais obesos, por exemplo.

    Acadêmica

    Essa carreira é para quem tem o amor em cuidar dos animais igual ao amor de lecionar! Para seguir essa carreira o ideal é se ter ao menos um mestrado e buscar um doutorado para se qualificar ainda mais. É uma carreira que exige muita dedicação e bons anos de estudo para concluir essas etapas, porém muito gratificante!

    Bom, essas são só algumas das carreiras que você pode seguir ao se formar na medicina veterinária. O Guia do Estudante ainda cita a Indústria de produtos para animais, para acompanhar a produção de alimentos, vitaminas e vacinas animais, a carreira de conservação de espécies, para estudar animais silvestres em cativeiro ou em seu habitat, cuidando de sua reprodução e preservação, além de implantar projetos ecológicos e em reservas naturais.

    A Perícia Técnica também é citada, ela atua para avaliar a saúde de animais de competições esportivas e a possível ingestão por eles de medicamentos ou hormônios proibidos. Além da carreira de Saúde pública veterinária, focada em prevenir e controlar zoonoses e doenças transmitidas por vetores, atuar na vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental.

    Com tantas carreiras assim não vai ser fácil decidir, mas ao longo do curso, com certeza você vai acabar se encantando por alguma dessas vertentes veterinárias e vai ser muito feliz e realizado na sua escolha!

    Medicina Veterinária por amor, mas com consciência!

    Trabalhar com animais é muuito bom, e na maioria das vezes acaba sendo uma terapia pra si mesmo, mas não se esqueça que infelizmente, nem sempre é possível salvar um animalzinho e que às vezes a eutanásia será a única opção para que o animal deixe de sofrer.

    Então engrene nessa carreira com os pés no chão, sabendo que apesar da sua imensa vontade de vê-los bem e saudáveis, nem sempre será suficiente ou a melhor escolha para o bem estar dele. Mas ainda assim, haverão muitas partes boa! Quando conseguirem superar as adversidades e ficarem bem, a maior recompensa vai ser aquela lambida de agradecimento e a gratidão daquele papai ou mamãe preocupados!

    Ah e não se esqueça que caridade não enche a barriga, mesmo que veja que a pessoa é carente, tente sempre cobrar o mínimo possível para manter o seu consultório de pé. Além de ficar sempre em dia com o Conselho Federal de Medicina Veterinária, participar de congressos e se manter sempre bem atualizado para dar o melhor de si!

    Agora que você já viu como a Medicina Veterinária pode ser fascinante, com um leque enorme de carreiras, além de ser super gratificante, que tal clicar aqui e saber mais sobre o que você irá aprender na faculdade?

    Esperamos que você tenha curtido esse material e que se decida por esse curso lindo!

    E se você tem alguma sugestão para fazer sobre esse conteúdo ou se procurou sobre algum assunto e não encontrou em nosso blog, escreve alí embaixo na aba de comentários e vamos tentar te atender o quanto antes, certo?

    Até a próxima!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!