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Marketing e Publicidade: qual é a diferença?

Escrito por Unis | 09/08/2017 13:04:07

 

Marketing e Publicidade são duas carreiras em ascensão e que possuem pontos em comum. Por isso, ocorre a confusão entre as áreas. No entanto, elas são bastante diferentes, apesar de estarem relacionadas.

Neste post, vamos apresentar as divergências existentes entre esses dois cursos universitários para que você possa escolher o mais adequado com base em informações precisas.

Você também verá qual é o foco de cada uma das carreiras e perceberá o principal item que diferencia as duas áreas. É o que deseja? Então, acompanhe e saiba mais!

Quais as diferenças entre Marketing e Publicidade?

A comparação entre essas duas profissões é natural, mas o foco delas é diferente. Na realidade, o Marketing é mais abrangente e pode ser considerado o precursor da Publicidade.

Já a Publicidade é uma ferramenta do Marketing. Entenda melhor o que conceitua cada um dos cursos:

Marketing

A ideia, aqui, é criar uma estratégia geral, que envolva a relação entre a empresa e o consumidor e todo o processo de vendas. Entre os aspectos abordados estão a comunicação do negócio, os produtos e serviços e a adequação ao mercado.

Um dos principais objetivos do Marketing, portanto, é compreender as demandas dos consumidores e satisfazê-las. Por isso, o profissional dessa área deve alinhar sua estratégia ao objetivo empresarial.

É por isso que nesse ramo se trabalha com os 4Ps do Marketing:

  • produto: engloba também os serviços oferecidos pela empresa. O objetivo é definir e compreender as características e atributos do que é oferecido, bem como o ciclo de venda (etapas pelas quais o item passa até ser comercializado);

  • preço: é o valor cobrado pelo produto ou serviço. Por isso, relaciona-se à sobrevivência do negócio. Esse item também passa pela percepção da marca pelo público;

  • praça: foca principalmente como o cliente chega até sua empresa. Na maioria dos casos representa os canais de distribuição;

  • promoção: tem a ideia de divulgação da marca, produtos e serviços para que a mensagem chegue aos consumidores e os esforços surtam efeito.

Assim, fica evidente que o Marketing foca a estratégia e é mais amplo que a Publicidade.

Publicidade

Esse curso tem outro objetivo, que é a propagação de ideias e a divulgação de produtos e serviços. É a propaganda comercial das marcas, que podem ser feitas em diferentes canais, como jornais, revistas, TV e internet.

A Publicidade é, portanto, uma das ferramentas do Marketing, como já elucidado. Enquanto o segundo faz pesquisas de mercado e cria estratégias para satisfazer as demandas dos clientes, o primeiro divulga produtos e serviços e tenta convencer o consumidor de que eles vão beneficiá-lo, incentivando a compra.

Na estratégia do Marketing o publicitário é fundamental, pois coloca as ideias em prática. Por sua vez, o marqueteiro realiza o planejamento de acordo com o público-alvo, outro ponto relevante.

Qual é a atuação desses profissionais?

O publicitário tem como foco criar peças e campanhas para desenvolver a estratégia traçada pela equipe de Marketing. Seu objetivo é apresentar um produto ou serviço e mostrar ao consumidor sua qualidade e os motivos pelos quais é necessário.

Por isso, esse profissional pode produzir comerciais, trabalhar na análise de Marketing, criar peças publicitárias e atender clientes em agências de propaganda. Outro segmento que pode ser explorado é a pesquisa às necessidades dos consumidores, o que leva à identificação de hábitos e perfis.

Já o marqueteiro trabalha com a avaliação de tendências de mercado, características e demandas dos consumidores, além de pesquisas para verificar a viabilidade de implantação de novos produtos.

Isso significa que o Marketing engloba todo o processo, desde a pesquisa para identificar demandas até o ponto de venda, incluindo ainda outros elementos, como o endomarketing (voltado para ações internas da empresa), cuidados com a equipe envolvida etc.

Em outras palavras, a Publicidade é um dos vieses do Marketing, já que a segunda área é bem mais abrangente.

Quais são os pontos em comum entre as profissões?

O Marketing e a Publicidade caminham juntos e têm muitas questões similares. Ambas as carreiras são voltadas para as pessoas, mas o primeiro elabora as estratégias que vão atender às demandas, enquanto o segundo coloca as ideias em prática.

Em resumo, o Marketing é o começo e a Publicidade é o meio. E o resultado da união desses esforços é a satisfação do consumidor, que dá origem a um recomeço desse ciclo.

Os profissionais de ambas as profissões precisam ser criativos, mas de maneira diferente. O publicitário usa a criatividade para delinear a peça ou campanha que está produzindo. Já o marqueteiro incorpora o comportamento, opiniões e desejos do público-alvo.

Isso significa que as duas carreiras devem trabalhar em conjunto para que a empresa tenha sucesso no mercado. Afinal de contas, o que um profissional faz afeta o outro diretamente, o que pode prejudicar a estratégia organizacional.

Quais as características dos cursos de graduação?

Os dois cursos possuem, em média, 4 anos de duração. A grande diferença entre eles está no foco que possuem. O curso de Publicidade e Propaganda ou Comunicação Social com essa habilitação trabalha com estratégias que incentivem a compra por parte do consumidor.

Por isso, há disciplinas que trabalham recursos visuais, redação, fotografia, entre outros temas necessários para a rotina diária da profissão. Também há assuntos de planejamento publicitário, vendas, comunicação, economia, ética, sociologia etc.

Já o Marketing direciona-se para o segmento de negócios. O desafio é conquistar o mercado consumidor e traçar estratégias para divulgar os produtos ou serviços. Por isso, algumas das disciplinas estudadas são: estatística, logística, psicologia, comportamento do consumidor, finanças, gestão, branding, entre outras.

Ainda há cursos tecnólogos de Publicidade e de Marketing. Eles são mais curtos (a duração média é de 2 anos) e possuem as mesmas disciplinas. No entanto, os assuntos teóricos são mais superficiais e o foco maior é a prática, a fim de que você esteja preparado para o mercado de trabalho.

Vale a pena ainda pensar em especializações, como MBAs, que vão complementar o seu conhecimento e trazer algumas vantagens, por exemplo, a construção de um networking e um peso maior para o currículo.

Como está o mercado de trabalho para Publicidade e Marketing?

As duas profissões estão em expansão e sofrem modificações por conta da internet. Para a Publicidade, um dos principais impactos é causado pelo uso dos dispositivos móveis e o advento do e-commerce e das redes sociais.

O mercado é bastante corrido e o profissional que se destaca precisa realizar cursos complementares a respeito de propaganda, tendências de mercado, design e arte.

O maior número de vagas para publicitários está nas agências de propaganda. No entanto, ainda há espaço em produtoras de vídeos, áudio e internet, consultorias, ONGs e em empresas públicas.

No Marketing, os profissionais mais requisitados são aqueles que têm capacidade de gestão e conseguem ter visão de negócio. Eles executam pesquisas para descobrir produtos inovadores e que possam atender demandas em aberto no mercado.

Agora que você já entendeu as diferenças entre os cursos, chega a hora de escolher qual deles fará no vestibular. Já se decidiu? Se não, pergunte-se: seu perfil é mais de gestor ou mais criativo? No primeiro caso, opte pelo Marketing, já no segundo, por Publicidade.

Viu como é fácil escolher entre Marketing e Publicidade? Aproveite para descobrir 7 curiosidades sobre a carreira de Publicidade e propaganda, que vão ajudá-lo a definir se esse é o melhor caminho profissional a seguir.